O melhor pedaço da Maçã.

Confira mais uma bateria de novidades e descobertas do Mac OS X 10.7 Lion [atualizado 2x]

Sobre Este Mac - Mac OS X 10.7 Lion

Com a quantidade de coisas que a Apple anunciou e que já foram descobertas no primeiro Developer Preview do Mac OS X 10.7 Lion [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10], ele tem tudo para ser promovido de forma similar ao 10.5 Leopard — com “mais de 300 novos recursos”, isso se não forem 500.

Publicidade

De ontem pra hoje, separamos mais uma grande leva para vocês. 😉

Nova janela “Sobre Este Mac”

Dê adeus ao simplório e ultrapassado System Profiler:

Apple System Profiler do Mac mini: 3GB de RAM

No Lion, a nova janela “Sobre Este Mac” é assim:

Sobre Este Mac - Mac OS X 10.7 Lion

Quem nos avisa e manda telas são os leitores Cesar Parzianello e Igo Amorim: o painel está agora bem mais completo e amigável, trazendo todo tipo de informação sobre o seu Mac.

Sobre Este Mac - Mac OS X 10.7 Lion

Sobre Este Mac - Mac OS X 10.7 Lion

Sobre Este Mac - Mac OS X 10.7 Lion

Dá até pra contratar o AppleCare e solicitar reparos do computador, por aí.

Serviços de localização, Find My Mac?

Aqui está mais um recurso do tipo “De Volta ao Mac”, como observa o leitor Mauro Júnior. A barra de menus do Lion contará com um indicador para avisar ao usuário que algum app usou/determinou a sua localização geográfica nas últimas 24 horas.

Indicador de localização no Lion

Paralelamente, o 9 to 5 Mac trouxe hoje um artigo com uma descoberta muito curiosa: referências a um “Find My Mac” no Lion.

Até então a Apple não anunciou nada relacionado a isso, mas é capaz que o recurso se torne uma futura novidade do Mac OS X 10.7 e do MobileMe — funcionando de forma similar ao “Find My” de iPads e iPhones/iPods touch.

Find My Mac no Lion

O build do Lion na screenshot é o 11A372z, o que indica que há outras versões em testes na Apple com novidades que não foram parar no Developer Preview disponibilizado para todos.

Nenhum Mac de hoje em dia possui um módulo de GPS embutido, então eles só são capazes de determinar a localização do usuário via antenas Wi-Fi e através do seu IP.

Adeus, PowerPC!

Se o Mac OS X 10.6 Snow Leopard já roda apenas em máquinas com processador Intel, o 10.7 Lion nem mais terá o Rosetta — ou seja, podem dar o adeus definitivo a aplicativos PowerPC. Dica/screenshot do Thiago Sian:

Adeus ao PowerPC no Lion

Em nota relacionada, os termos “AirPort” e “iSight” também parecem estar sendo abandonados em prol de “Wi-Fi” e “FaceTime”.

Arrastando múltiplos itens no Finder

O Cesar Parzianello também observa como o Lion agrupa vários itens arrastados no Finder, agora como uma espécie de grade.

Arrastando itens no Lion

Ao menos nesta versão Developer Preview, ele também nos conta que a digitação da senha de administrador é obrigatória na inicialização. Veja um vídeo:

YouTube video

Novo aplicativo? Editor de Podcast

Inicialmente achamos que a dica do Guilherme Rambo era uma confusão, visto que o Lion irá mesclar ambas as versões Client e Server do Mac OS X. Este tinha um aplicativo chamado Podcast Producer, mas agora surge um novo no Lion: o Editor de Podcast.

Editor de Podcast no Lion

O app parece ser supersimples de usar e facilita muito a criação e publicação de podcasts (rádios online). Ele grava o áudio e o exporta diretamente para o iTunes, Mail, desktop ou destino remoto.

Editor de Podcast no Lion

Ele também nos enviou um vídeo demonstrando algumas das novidades do Lion e destacando principalmente seu uso extensivo de gestos multi-touch, bem como o funcionamento do Versions (no finalzinho):

YouTube video

Vídeo com novos controles no Finder

Estes já tínhamos comentado aqui, mas vale pela demonstração visual feita pelo AppleInsider: barras de rolagem do iOS, redimensionamento de janelas por qualquer canto, novos controles na barra lateral do Finder, modos de visualização e Quick Look renovado. [Atualização (às 16h25): a Apple pediu que o vídeo fosse tirado do ar e o YouTube, claro, atendeu. Uma pena.]

YouTube video

Demonstração do AirDrop em funcionamento

Mais uma novidade que já tínhamos comentado aqui, agora demonstrada em vídeo pelo 9 to 5 Mac:

YouTube video

Ficou muito mais simples e rápido transferir arquivos entre Macs, sem fio. Mais bacana ainda será quando esse recuso chegar a iGadgets. 😉

Nova pasta relacionada com MobileMe e nuvem

Basta olhar para o ícone abaixo — também encontrado pelo 9 to 5 Mac — para já especular o que a Apple pode estar preparando que mescle o MobileMe com nuvem e… iOS? 😉

Ícone de pasta do MobileMe com nuvem

Um sistema no Lion tão funcional como o Dropbox será muito bem-vindo.

Gráficos Retina (2x)

Outro rumor previamente comentado, agora com comprovações do MacStories: já há arquivos de imagem duplicados no Lion, com versões 2x — para telas Retina de futuros Macs?

Arquivos Retina no Lion

Acho que ainda está um pouco cedo pra essa tecnologia chegar aos Macs, mas certamente já é uma boa hora para começar a preparar o sistema e aplicativos para isso.

Esses arquivos, particularmante, foram encontrados no Safari 5.1 que vem embutido na DP do Lion.

[obrigado a todos que colaboraram com este artigo!]

Atualização (às 16h36)

Ok, mais duas coisinhas surgiram: o Guilherme Rambo afirma que o Front Row sumiu da pasta de aplicativos — nem sinal dele na DP. Ainda não se sabe se a Apple está preparando alguma novidade com relação a ele ou se decidiu abandoná-lo de vez.

Já o Marcelino Hable Junior nos envia a seguinte tela:

iChat no Lion

Pelo jeito, o novo iChat 6.0 finalmente irá unificar múltiplas contas numa só lista de contatos. Já era hora, Apple! 😀

Atualização II (às 17h01)

E mais uma novidade, esta trazida pelo AppleInsider: agora o Assistente de Migração (Migration Assistant) servirá não apenas para ajudar na transferência do conteúdo de um Mac usado, mas também de PCs com Windows.

Assistente de Migração do Mac OS X Lion

Ainda não está claro se é preciso algum tipo de software especial rodando no PC do qual se queira fazer a migração, mas a presença deste recurso já é um ótimo sinal de que a vida dos switchers vai ser simplificada.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Momento Humor: veja o vídeo mais ridículo que a Maçã já fez e dance ao som de “We Are Apple”

Próx. Post

MM na App $tore: Vikings Can Fly, YAHTZEE, Bills for iPad e mais!

Posts Relacionados