Mais Lion: novos recursos do Time Machine, melhorias no Spotlight e Quick Look, logins remotos e muito mais [atualizado 3x]


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
28/02/2011 às 12:40

Uma nova leva de novidades do Mac OS X Lion foi descoberta durante o final de semana, acompanhando os últimos assuntos divulgados [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11]. O conjunto de novidades descoberto até hoje já deve ultrapassado a casa da centena, pelo visto.

Novidades no Time Machine

Mac OS X Lion: Screenshot

O Time Machine agora conta com um recurso chamado local snapshots, que permite aos usuários tirar proveito dele sem um HD externo. Embora isso não seja recomendado para proteção contra falhas físicas de um disco rígido ou SSD, é interessante para quem sente muita necessidade de backups de documentos, já que agora o Time Machine está integrado ao recurso Versions, do novo sistema.

Mac OS X Lion: Screenshot

Também é possível criptografar discos de backup e mídias externas em geral, tanto no Time Machine quanto no Utilitário de Disco (Disk Utility).

Spotlight e Quick Look

No Finder, a integração com o Spotlight também foi aprimorada. É possível usar o campo de buscas para a inserção de critérios especiais, como o tipo de arquivo, o domínio de origem na web ou a desenvolvedora de um ou mais programas.

Ainda dentro de Finder, há novas opções de visualização que tiram proveito de atributos dos seus arquivos e programas em todos os modos de visualização. Ícones, listas, colunas e o Cover Flow podem ser exibidos usando esses atributos como base, separando os conteúdos das suas pastas por data, tamanho ou tipo, por exemplo.

Mac OS X Lion: Screenshot

Mac OS X Lion: Screenshot

Mac OS X Lion: Screenshot

Extensões para o Quick Look permitem a visualização rápida de links em qualquer aplicativo:

Mac OS X Lion: Screenshot

Logins Remotos

Usando o Back to My Mac, agora será possível conectar-se diretamente a uma conta de um usuário de um dos seus Macs pessoais, o que vai bem além da exibição de arquivos através da web. A Apple chama isso de conexão com display virtual.

Mac OS X Lion: Screenshot

Pré-Visualização

Se você tiver uma assinatura em papel branco, é possível digitalizá-la para o seu Mac usando a câmera iSight/FaceTime:

Uma lupa pode ser ativada no menu contextual para facilitar a visualização de detalhes:

Mac OS X Lion: Screenshot

iChat

O aplicativo de IM oficial da Apple ganhou suporte a contas do Yahoo! para chats de texto, voz e vídeo:

Mac OS X Lion: Screenshot

Edição de texto

Aplicativos agora podem contar com autocorreção similar à do iOS (sublinhando as palavras alteradas em azul), bem como sugestões e definições integradas aos próprios campos de texto e ao Spotlight.

Mac OS X Lion: Screenshot

Mac OS X Lion: Screenshot

Mac OS X Lion: Screenshot

Mac OS X Lion: Screenshot

QuickTime 10.1

Ganhou novas opções de compartilhamento de vídeos, incluindo Vimeo, Facebook e Flickr. Além disso, é possível exportar diretamente para o Mail e, assim, enviá-los para qualquer destinatário.

Mac OS X Lion: Screenshot

Screensaver do iTunes

Agora ele pode ser usado para reproduzir músicas — o que me faz pensar por que ninguém reclamou disso antes:

Mac OS X Lion: Screenshot

Dock e desligamento

Conforme constaram os leitores Gabriel Moreira Novais e o William Kunitake, é possível controlar a exibição de ícones de apps abertos no Dock e a abertura desses apps após o desligamento ou reinício:

Mac OS X Lion: Screenshot

Mac OS X Lion: Screenshot

Ajuda

Ganhou um novo visual, que aparenta ser permanente:

Mac OS X Lion: Screenshot

[obrigado a todos que colaboraram com este artigo!]

Atualização (às 13h36)

Esta novidade parece ter passado sob o radar de muita gente: o Dock Exposé (recurso que permite exibir apenas as janelas de um determinado aplicativo) recebeu um pequeno, porém interessante, retoque.

Dock Exposé no Mac OS X Lion

Na porção inferior da tela, como dá pra ver na screenshot acima, agora há uma lista de itens recentes organizada de maneira similar à nova disposição de ícones do Finder.

Atualização II (às 14h25)

No Finder, ao selecionar dois ou mais arquivos/pastas, uma opção de agrupar em pasta está disponível no menu contextual. Imagem a seguir:

Agrupar em pasta no Finder do Lion

Novos estilos de voz do VoiceOver adicionam suporte a mais idiomas:

VoiceOver no Lion

O Mail traz belas animações:

Atualização III (às 18h17)

Parece que o Finder no Lion vai trazer diretamente num menu contextual a opção de codificar vídeos para formatos compatíveis com gadgets da Maçã, como iPods, Apple TVs e outros.

Codificação de vídeos diretamente no Finder do Mac OS X Lion

Codificação de vídeos diretamente no Finder do Mac OS X Lion

Será o fim dos aplicativos como o Handbrake que serviam basicamente para isso? Tudo vai depender dos formatos e codecs suportados nativamente.

[dica do @_nossainfo, obrigado!]

Posts relacionados
Comentários

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: