O melhor pedaço da Maçã.

Buá-buá, as câmeras do iPad 2 não têm nem 1 megapixel… mas quem liga pra isso?

Câmeras do iPad 2

Câmeras do iPad 2Quando o iPhone 4 foi lançado, no meio do ano passado, e trouxe o FaceTime ao mundo, todo mundo ficou coçando a cabeça quanto ao fato de o primeiro iPad não ter câmeras que possibilitassem o uso desse recurso. “Ah, mas é que a Apple vai querer vender isso na segunda geração”, disseram uns; “Ah, mas o FaceTime ainda não estava perfeito quando o iPad foi lançado”, dirão outros.

Publicidade

O fato é que agora o iPad 2 tem duas câmeras, mas isso não basta: o pessoal da Wired.com ficou frustrado com o fato de elas serem limitadas — pra não dizer “antiquadas”, “ultrapassadas” ou até mesmo “ruins” de um certo ponto de vista.

Como justificar que um gadget de US$500 da segunda década do século XXI não tenha nem 2 megapixels em suas duas câmeras somadas? Enquanto isso, na ZDNet a postura diante da baixa resolução das câmeras se alinha mais com “E daí?”

Parando para analisar friamente, a reação do pessoal na ZDNet foi a mais adequada. Por um lado, realmente seria legal poder contar com tecnologia de ponta no iPad 2, mas havemos de convir que uma tablet de 10 polegadas não é a câmera fotográfica mais elegante do mundo. Na verdade, apesar de ter as mesmas câmeras do iPod touch de quarta geração (os rumores parecem ter se confirmado), a nova tablet da Apple consegue tirar delas uma experiência muito mais proveitosa.

Câmera HD do iPod touch

Permita-me explicar: enquanto um iPod touch gera uma certa expectativa quanto a ter uma boa câmera point-and-shoot no bolso, isso não acontece com um iPad. Seria muito legal poder sacar de um touch na rua e fotografar algo curioso. Dá pra fazer isso? Dá… mas o resultado é uma porcaria — bom o bastante para redes sociais, mas não o suficiente para guardar de recordação.

Publicidade

Apesar disso, as filmagens saem bem competentes para quem for aspirante a cineasta, só que pelo menos eu não me vejo filmando uma paisagem cotidiana que considero bonita ou um transeunte numa composição memorável: para esse tipo de coisa é preciso ter uma câmera fotográfica minimamente competente, como a do iPhone 3GS.

Câmera do iPad 2

Agora vejamos o iPad. Você se vê usando uma tablet para fotografar o que quer que seja no meio da rua? Por outro lado, pense na principal utilidade das câmeras dele: FaceTime. A lente dianteira é óbvia e tem basicamente a função de servir como webcam VGA. A lente traseira é apenas boa o bastante para permitir que você compartilhe com seus amigos o que estiver vendo durante uma vídeo-chamada. Adicionalmente, um vovô ou vovó pode querer gravar cenas dos netos em 720p usando a imensa tela do iPad (“imensa” diante de qualquer outra câmera do mercado).

Publicidade

Daí podemos ponderar a finalidade de cada gadget e o quanto estamos dispostos a ceder em cada caso. Particularmente, apesar do entusiasmo inicial, eu não fui com a cara do iPod touch por causa da qualidade das fotos que ele tira — como eu disse, a expectativa de ter uma point-and-shoot de qualidade minimamente razoável era grande. Como um iPod aqui no Brasil não tem nada de trivial em termos de investimento, resolvi esperar pela próxima geração.

FaceTime no iPad 2

Já no iPad 2 a função das câmeras é, acima de tudo, viabilizar o FaceTime e, para essa finalidade, elas são boas o bastante, além de contribuírem para a espessura reduzida e o preço de entrada abaixo de toda a concorrência. Seria legal, se houvesse mais megapixels? Sim, sem dúvida, mas duvido muito que uma pessoa procurando por uma tablet use apenas isso como base na hora de escolher o que comprar.

Publicidade

Se a resolução que a Apple colocou na segunda geração da tablet não for o bastante para você, pelo menos há a concorrência, que está pondo câmeras de até 8 megapixels em gadgets dessa categoria. Eu sei que, apesar de ter pulado a última geração do iPod touch, o iPad 2 parece muito, muito tentador. Até um pouco mais do que eu gostaria de admitir. Contudo, se eu o comprar, definitivamente não vai ser pra tirar fotos — salvo usando o Photo Booth para criar um ou outro avatar.

E, sinceramente, quem é que reclamaria do fato de um MacBook não ter uma câmera FaceTime de 12 megapixels e flash? Cada lente no seu devido lugar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Com o anúncio oficial do iPad 2, começam a pulular cases e acessórios para todos os gostos e bolsos

Próx. Post

MM na App $tore: Doodle Lab101, One Infinite Tunnel, LiveSketch e mais!

Posts Relacionados