O melhor pedaço da Maçã.

Khronos Group aprova WebGL 1.0, que já está no Safari 5.1 para o Mac OS X Lion

O Khronos Group lançou na GDC 2011 a versão 1.0 da especificação WebGL, tecnologia que leva gráficos 3D dos desktops para os navegadores de internet, agora capazes de suportar jogos avançados e outras aplicações que tirem proveito deste poder. Desenvolvedores poderão combinar tecnologias da web com OpenGL|ES 2.0 (a mesma biblioteca gráfica 3D do iOS) para criar experiências de usuário avançadas em sites e web apps, sem a necessidade de plugins e com direto a comunicação direta com o hardware gráfico dos aparelhos suportados para fins de aceleração de desempenho.

Publicidade

Com o acesso a poder gráfico de qualquer computador, smartphone ou tablet por meio do browser, é possível criar jogos de qualidade para a internet de uma forma que plugins nunca serão capazes de suportar no seu estado atual. A nova tecnologia era o que faltava para colocar os padrões da internet em um patamar mais avançado que recursos oferecidos pelo Flash ou pelo Silverlight, pois desenvolvedores precisarão conhecer apenas JavaScript para habilitar o acesso ao hardware em aplicações gráficas, que são escritas usando a conhecida linguagem de shaders da biblioteca OpenGL|ES.

Para começar a brincar com a novidade, por enquanto os usuários precisarão de uma versão de desenvolvimento de qualquer navegador open source. O Firefox 4 e o Google Chrome deverão estar com WebGL habilitado por padrão nas próximas semanas. Já o Safari deverá levar mais tempo, mas a sua edição para o Mac OS X Lion e os nightly builds do WebKit já suportam a nova tecnologia.

[via MacNews]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Inspiração” para Smart Covers do iPad 2 teria vindo de banheiras japonesas ou da Incase?

Próx. Post

Ironia: até dá para usar o FaceTime via 3G… conectando-se a um iPhone com Personal Hotspot

Posts Relacionados