Patenteie para travar: ringtones com vídeo, GarageBand no iOS e mais


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
07/03/2011 às 15:23

Uma patente recente da Apple descreve um recurso no mínimo curioso: ringtones em vídeo. Ok, a ideia de seu telefone tocar e exibir uma imagem em movimento enquanto isso não é tão absurda, mas o invento aqui descrito traz um sistema de interpolação de quadros do vídeo escolhido como toque com base em uma análise do áudio correspondente.

Patente de ringtone com vídeo

Segundo a patente, uma sequência de imagens (aka “vídeo”) e um som seriam associados a um determinado contato da sua agenda e, quando uma ligação fosse recebida, uma sequência modificada seria exibida de acordo com características do som associado. Alternativamente, uma pessoa poderia criar uma combinação dessas para si e exportá-la para aparelhos que recebessem ligações suas — claro, acompanhados por um link para adquirir o toque usado, se ele for um trecho de vídeo clipe ou música disponível na iTunes Store.

Além de vídeos baseados em sequências de imagens, a Apple também cogita o uso de gráficos bi/tridimensionais ou ainda imagens compostas por várias camadas e alteradas de acordo com as características acústicas de um som correspondente.

· · ·

Na quarta-feira vimos o anúncio do GarageBand para iPad e, com esta nova versão da oficina de músicas da Apple, uma série de tecnologias inovadoras foi posta em prática. Um exemplo é o uso do acelerômetro do iPad para detectar a força com que um usuário toca um instrumento virtual.

Patente do GarageBand

Um invento publicado no dia seguinte coincidentemente descreve um método para detectar e ajustar mudanças de intensidade em certos sinais e valer-se dessas mudanças para representar eventos musicais com fidelidade. O mais interessante é que essa patente menciona gadgets com tela sensível ao toque entre as possíveis aplicações da tecnologia nela descrita.

Apesar de apenas um dos produtos da Apple com essa característica ter sido agraciado com uma versão do GarageBand, a patente não descarta as chances de um dia o vermos em smartphones (ou seja, iPhones) e assistentes pessoais digitais (iPods touch). O iMovie vai se tornar um app universal, mas será que a suíte iWork e o GarageBand vão seguir esse mesmo caminho?

· · ·

Dando continuidade a uma patente sobre a localização de antenas atrás de logos em produtos eletrônicos, a Apple expandiu seu invento, detalhando o funcionamento da antena escondida na maçã que fica na traseira dos iMacs mais recentes.

Patente de antena escondida atrás de logo

[via Patently Apple: 1, 2]

Posts relacionados
Comentários

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: