O melhor pedaço da Maçã.

Em meio à tragédia no Japão, Apple Retail Stores se tornam pontos estratégicos de apoio

Bandeira do Japão - iPhone 4

A gravidade da tragédia que está se desenrolando no Japão nestes dias não pode ser expressa em palavras, mas pequenas histórias de solidariedade ajudam a nos inspirar para o caso de um dia nos vermos em uma situação parecida — é sempre bom lembrarmos que todo mundo é um pouco herói.

Publicidade

Bandeira do Japão - iPhone 4

Tomemos como exemplo o caso relatado por um amigo de Kevin Rose via email: funcionário de uma Apple Retail Store japonesa, esse indivíduo (cuja identidade foi preservada) conta que, logo após os primeiros terremotos, a estrutura da loja (Wi-Fi, Macs e gadgets) passou a ser usada para permitir que passantes tivessem acesso a notícias e entrassem em contato com suas famílias.

Estações de recarga para dezenas de iPads, iPhones e iPods touch foram montadas usando baterias, o que permitiu que inúmeras pessoas tivessem como se comunicar. Até mesmo donos de Androids se beneficiaram com a conexão Wi-Fi disponível. Durante todo o dia as instalações da loja foram usadas por várias pessoas para conseguir informações em meio à catástrofe, mas a história não acabou com o horário de fechamento.

Assim que houve o primeiro terremoto, os gerentes seniores de todas as lojas da Maçã foram orientados a estocar água e comida; quando os meios de transporte foram desativados, no fim do dia, a todos os funcionários foi dada a opção de dormir na loja — e até de trazer familliares, se preciso (a mãe de uma das executivas caminhou três horas e meia para ficar com a filha e foi recebida pela equipe com a mesma ovação executada para clientes durante lançamentos).

Publicidade

Além disso, a Apple Japão deu total apoio aos seus funcionários para que eles pudessem ao menos tentar chegar em casa, oferecendo ainda a opção de que se afastassem enquanto o pior não passa, com a certeza de que seus empregos os estarão esperando.

Publicidade

Vale frisar que, apesar de aqui falarmos da Maçã, esta história não é exatamente incomum na terra do sol nascente. O Japão é um país com uma cultura bem diferente da nossa, ocidental (o Telegraph chega a ressaltar a “estranheza” de não haver saques em meio à tragédia). Como eu disse no início do post, casos como este devem servir de inspiração para todos. Quando o pior acontece, normalmente as pessoas respondem com seu pior; que isto sirva de exemplo para mostrar que é nas horas mais difíceis que as atitudes mais humanas fazem a diferença.

Numa nota relacionada, o AppleInsider conta que a chegada do iPad 2 ao país será remarcada. “Vamos adiar o lançamento do iPad 2 no Japão enquanto o país e nossas equipes se concentram em recuperar-se do recente desastre”, disse uma porta-voz da Maçã.

Cruz VermelhaPor ora, se você puder fazer uma doação ou prestar alguma ajuda, por favor o faça (a própria Apple oferece um canal via iTunes Store). De resto, restam os votos para que o Japão se recupere deste acontecimento terrível — força e serenidade para isso, o povo japonês tem de sobra.

[dica do Marcos Beesi]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novos MacBooks Pro podem ser configurados com kits de 12GB ou 16GB de RAM

Próx. Post

Apple libera pequena atualização para o app Remote

Posts Relacionados