O melhor pedaço da Maçã.

Hoje é o “Dia Mundial do Backup”: previna-se para depois não se desesperar!

World Backup Day 2011

World Backup Day 2011Como hoje em dia virou moda criar dia especial para tudo, convencionou-se também que 31 de março é o “Dia Mundial de Backup” — ou “World Backup Day”, em inglês. Embora não seja uma boa ideia só fazer cópias de segurança de seus dados uma vez por ano (recomenda-se uma periodicidade mensal, se possível semanal), a iniciativa é superválida.

Publicidade

E eu digo isso com conhecimento de causa, pois já perdi muita coisa por causa de descuidos como esse. Quando são coisas “recuperáveis”, como aplicativos, MP3s ou filmes, dá pra ficar bem chateado, mas não é o fim do mundo. E quando perdemos fotos, vídeos pessoais, documentos importantes…? Sim, é desesperador.

Só não faz backup quem nunca sofreu com isso — então se esse é o seu caso, use este post como alerta benéfico. Defina um dia da sua semana ou do seu mês, coloque no calendário e use alguns minutos/horas para se precaver. Faça isso pelo menos com os arquivos/pastas realmente importantes e pessoais.

Publicidade

Quem tem um computador Apple com o Mac OS X 10.5 Leopard ou superior, melhor ainda, pois dispomos de um sistema chamado Time Machine. Configurado e conectado a um disco rígido externo (ou Time Capsule, vendido no Brasil por R$1.000 para 1TB e R$1.600 para 2TB), você pode ficar sempre tranquilo, pois os backups são feitos automaticamente. Ou então você pode optar por algo mais convencional, como um pendrive, DVD ou, se já tiver um gravador moderno, Blu-ray.

Existem também uma série de serviços online que cumprem bem a tarefa, incluindo SpiderOak.com, Backblaze, Mozy e CrashPlan. Você também pode salvar arquivos em servidores na nuvem, como o iDisk do MobileMe e o famoso Dropbox.

E aí, já fez o seu backup hoje? 😉

[grande dica do Bernardo Soares]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Projeto transforma iPad em controle para simulador de voo

Próx. Post

Mozy lança app para iOS destinado ao acesso de backups

Posts Relacionados