O melhor pedaço da Maçã.

IDC e Gartner: números do mercado de PCs indicam que algo vai mal — culpa do iPad

Miniatura do logo da Gartner

A IDC liberou hoje novos dados sobre o mercado de computadores pessoais nos Estados Unidos e no mundo, trazendo números nada bons para a indústria: com a corrida desenfreada em busca de mais vendas, os fabricantes de PC estariam esquecendo de oferecer boas experiências aos potenciais compradores. O resultado é que muitos estariam investindo em iPa… digo, tablets, ou então simplesmente evitando uma compra, dada a longevidade do hardware.

Publicidade

Mercado de computadores no Q1 2011 - IDC

Nos EUA, o mercado como um todo murchou 10,7% e, de todas as fabricantes de computadores, apenas a Apple e a Toshiba tiveram números positivos. A Maçã cresceu 9,6% em relação a 2010, com 1,375 milhão de Macs vendidos (8,5% de market share). Sabotada pelo iPad, a Acer despencou espantosos 42,1%, ficando com 8,3% do mercado. As maiores fabricantes continuam sendo HP e Dell, com 27% e 23,1% de market share, respectivamente.

Globalmente, as cinco maiores no ranking de participação no mercado foram HP (18,9%), Dell (12,8%), Acer (11,2%), Lenovo (10,1%) e Toshiba (6%). O mercado como um todo se retraiu 3,2%.

Publicidade

· · ·

As estimativas da Gartner para o primeiro trimestre de 2011, por sua vez, não foram muito melhores para os PCs. Nos EUA, o mercado de computadores teria caído 6,1% em relação a 2010, movido principalmente pelas quedas da Dell (12,1%) e da Acer (24,9%). Na contramão, Apple e Toshiba tiveram crescimentos de 18,9% e 10,9%, respectivamente. Em termos de market share, a Maçã ficou na quinta posição, com 9,3% (1,49 milhão de Macs).

Mercado de computadores no Q1 2011 - Gartner

Mundialmente, a indústria de computadores teria caído meros 1,1%, ficando com o ranking de participação distribuído da seguinte forma: HP (17,6%), Acer (12,9%), Dell (11,9%), Lenovo (9,7%) e Toshiba (5,7%). A empresa com maior crescimento teria sido a Lenovo (16,6%), por conta de seu sucesso na China; além dela, nesta lista somente a Toshiba teria crescido anualmente (5,3%). Todas as demais apresentaram quedas, sendo a pior delas a da Acer, de 12,2%.

Publicidade

Isso seria explicado, mais uma vez, pela existência do iPad: com a corrida de preços dos fabricantes de PC, cada vez menos os computadores tradicionais teriam atrativos. Assim, os consumidores estariam se voltando para as tablets. Isso também explicaria a péssima performance da Acer, pois sua dependência excessiva de netbooks estariam agora saindo pela culatra — tanto que isso até derrubou o CEO da companhia.

[via Electronista: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iLounge desmonta e mostra entranhas do novo dock para iPads 2

Próx. Post

Perian chega à versão 1.2.2 com suporte a WebM/VP8 e outras novidades

Posts Relacionados