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Apple estaria banindo apps que oferecem prêmios em troca de instalações

Ícone da App Store

A prática é um tanto difundida, a ponto de eu mesmo já me ter deparado com ela aqui e acolá, principalmente em jogos freemium: em algum lugar do aplicativo, normalmente ao lado das In App Purchases, uma propaganda indica que, se você instalar um app X, vai ganhar Y (normalmente créditos para um jogo).

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Promoção de apps na Tapjoy

Até hoje isso era só mais uma forma de publicidade na App Store, mas parece que forças ocultas de Infinite Loop estão incomodadas com isso a ponto de alguns apps serem banidos. Pelo menos é o que conta a Tapjoy: muitos desenvolvedores estariam vendo seus games sumirem da loja, sob a alegação de que esse sistema de promoção de apps agora seria proibido.

Tal mudança nas políticas da App Store veio à tona um dia depois de terem sido notadas mudanças no sistema de rankings, então esta pode ser só mais uma “novidade” no pacote. Mas seria uma “mudança” nas diretrizes da App Store, ou apenas a aplicação mais dura de uma regra que já existia? Consta o seguinte, na seção 3.10 das regras da loja:

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Desenvolvedores que tentarem manipular ou adulterar os reviews de usuários ou o sistema de rankings na App Store com reviews pagos ou falsos, ou qualquer outro método inapropriado, serão removidos do iOS Developer Program.

Dependendo da interpretação, premiar um usuário para baixar um app pode ser “qualquer outro método inapropriado” para “manipular […] o sistema de rankings” — afinal de contas, mesmo que um app só seja usado uma única vez depois de baixado, ele vai subir um pouquinho nas listas. Parando pra pensar, isso não é tão diferente de pagar alguém com dinheiro de verdade só para baixar apps gratuitos.

E, por falar em pecúnia, o bolso da Apple também está nessa jogada: desenvolvedores que desejam promover seus apps através desse sistema agora proibido são clientes a menos para comprar iAds; além disso, todo item/crédito oferecido como recompensa por um download gratuito é uma In App Purchase a menos, algo que se reflete na conta da Maçã, mas não na do desenvolvedor do app, que ganha por ter convertido a propaganda em uma instalação.

Não sei quanto a vocês, mas sempre achei essa prática meio sórdida — diz a Tapjoy que ela é apenas “mal compreendida”. Bem, se um item em um jogo custa US$2 e me dizem que eu posso ganhar esse item baixando um certo app gratuito, pra todos os efeitos eu estou recebendo US$2 pra fazer um download. O pagamento ao usuário ocorre indiretamente, sem movimentação financeira de fato, e é aí onde as coisas ficam nebulosas e podem ensejar o #mimimi de sempre.

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O que você acha desse tipo de publicidade premiada e da aparente decisão da Apple em proibi-la? Deixe sua opinião nos comentários! 😉

[via GigaOM]

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