Em meio a todo o horror, a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) parece, ao menos, ter aberto uma oportunidade única para um setor específico da economia: o dos desenvolvedores de apps para dispositivos móveis.
Já relatamos aqui recordes sucessivos das lojas de aplicativos nos últimos trimestres, e a App Annie chegou recentemente com números ainda mais impressionantes sobre o primeiro trimestre de 2021. Segundo a firma, usuários gastaram nada menos que US$32 bilhões na App Store e no Google Play durante o período — um recorde absoluto!
Entre plataformas, a maior parte dos gastos está — como de costume — no iOS: a App Store gerou cerca de US$21 bilhões, enquanto o Google Play ficou com os US$12 bilhões restantes. Ambas as lojas, entretanto, tiveram um crescimento semelhante (cerca de 40%) no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.
Tanto no iOS quanto no Android, os jogos constituem a categoria que mais gera dinheiro. No sistema do Google, entretanto, a balança é ainda mais pesada para o lado dos games: US$9 bilhões do total gerado pelo Google Play (75%, portanto) vieram dos jogos, enquanto na App Store a proporção ficou na casa dos 62%: os gastos com games foram estimados em US$13 bilhões.
Analisando downloads, os números também cresceram, mas não na mesma proporção dos gastos: tanto na App Store quanto no Google Play, usuários baixaram cerca de 10% mais apps na comparação ano a ano — foram cerca de 31 bilhões de downloads no trimestre mais recente. No iOS, as categorias mais populares são as de jogos, finanças e redes sociais, com uma popularidade crescente dos apps de saúde e bem-estar (que cresceram 25%).
Três arrasa-quarteirões, claro, dominaram as métricas de downloads, gastos e usuários ativos mensais (desconsiderando os jogos): TikTok, YouTube e Facebook. No caso dos games, os títulos mais baixados no trimestre foram Join Clash 3D e Among Us.
A App Annie estima, agora, que a tendência de crescimento deverá persistir ao longo de 2021: somente os jogos deverão atingir US$120 bilhões em ambas as plataformas ao longo do ano, enquanto os apps “comuns” têm potencial de arrecadar cerca de US$80 bilhões.
Uma máquina realmente formidável…
via TechCrunch