As coisas não vão nada bem para a News Corp. e o seu jornal The Daily, criado do zero especialmente para o iPad e até lançado em parceria com a Apple. Previsto como o modelo a ser seguido por produtos da categoria em tablets, o aplicativo não vingou como esperado e até agora não gerou nenhum lucro para o império de Rupert Murdoch.
Aliás, o que aconteceu foi justamente o contrário: graças aos gastos exorbitantes em marketing — incluindo um comercial caríssimo veiculado durante o suprassumo dos eventos norte-americanos do ano, o Super Bowl —, o The Daily gerou US$10 milhões em prejuízos para a empresa. Se os jornais e as revistas da News Corp. estão indo mal das pernas, imagine o choque que uma notícia dessas trouxe…
No total, foram baixadas mais de 800 mil cópias do The Daily, mas (e aqui a coisa fica ainda mais perto de ser chamada de tragédia) nem todos são assinantes regulares da publicação. O ritmo de chegada de novos clientes não foi divulgado, mas aparenta ser insuficiente para justificar os custos do jornal digital — estimados em US$500 mil por semana.
Por enquanto, é cedo para dizer que o futuro do The Daily será tenebroso. Afinal de contas, mais países ainda deverão recebê-lo neste ano por meio da iOS App Store, sem falar no Android Market — apesar de que, dado o ritmo atual das vendas de tablets com o sistema do Google, não dá para esperar muita coisa. Vale lembrar ainda que o app teve um início cheio de problemas, mas não vejo motivos óbvios para justificar um desempenho tão ruim, a não ser o baixo interesse de usuários por conteúdos apresentados/entregues dessa forma.
[via All Things Digital]