O melhor pedaço da Maçã.

O iPad é saudável para crianças? Bem, pior que a TV, ele não conseguiria ser nem se tentasse

Menina com iPad

O iPad é um gadget que as crianças realmente adoram — e já vimos isso uma porção de vezes [1, 2, 3]. Só que uma pergunta atormenta muitos pais e educadores: pôr um gadget desses nas mãos dos nossos pequenos é seguro? Não estaríamos cometendo um erro, fornecendo um aparelho desses para crianças tão pequenas?

Publicidade

Menina com iPad

Mike Elgan, do Cult of Mac, não sabe a resposta ao certo, mas ele acredita que mal maior do que a TV, o iPad não deve fazer — e eu concordo.

Boa parte das pessoas que temem pelos efeitos negativos que a tecnologia pode exercer sobre seus filhos não reflete sobre o quanto a programação televisiva é deletéria: até mesmo os canais direcionados a crianças são carregados de comerciais nocivos (doces, comida supercalórica, consumismo exacerbado, etc.). Mesmo quando os pequenos ficam assistindo a um filme ou programa educativo em DVD, a atividade é passiva demais, por melhores que sejam as intenções de quem os produziu. Normalmente, a criança senta e assiste, meramente absorvendo o conteúdo.

Publicidade

Um iPad, por outro lado, pode fazer o que TV nenhuma consegue atualmente: apps podem servir para estimular as habilidades de uma criança, desafiando-a e incentivando-a a interagir. Além de simplesmente ver uma letra e ouvir seu som, uma criança em fase de alfabetização pode escrevê-la na tela e receber um feedback do app. Nem o melhor programa televisivo, nem o DVD educativo mais bem produzido do mundo conseguiriam oferecer isso.

Além do mais, o iOS permite que os pais tenham um controle muito maior sobre o que seus filhos poderão acessar: não apenas o sistema operacional oferece controles parentais, a App Store tem um sistema de classificação etária que ajuda a proteger a infância (mas não os brasileiros). Por outro lado, assim como não convém deixar uma criança pequena com acesso à senha da iTunes Store — quem não aprendeu a lição com o “Smurfogate”?

Aliás, quem aqui já viu Mãos Talentosas: A História de Ben Carson? Veja hoje, com sua mãe: ele é uma lição de vida sobre o quanto menos televisão faz bem para uma criança. 😉

[dica do Marcos Beesi]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Por algum motivo obscuro, Amazon Cloud Player agora funciona no Mobile Safari

Próx. Post

Apple galga 55 posições no Barron’s 500, subindo da 59ª para a 4ª colocação

Posts Relacionados