O melhor pedaço da Maçã.

Apple I leiloado por R$366 mil na Christie’s é tirado de seu torpor e diz “Hello Polito”

Apple I leiloado na Christie's

Imagine o que é acordar depois de um sono de 35 anos — é matéria pra um filme! Foi o que aconteceu com o Apple I arrematado por 113.250 libras esterlinas (o equivalente, na época, a R$366 mil) em um leilão da Christie’s no final do ano passado [1, 2].

Publicidade

Apple I leiloado na Christie's

Marco Boglione, feliz proprietário dessa relíquia, a levou para uma apresentação na Universidade Politécnica de Turin, onde a máquina foi reativada e ligada a um monitor antigo, no qual exibiu suas primeiras palavras em décadas de inatividade: “Hello Polito” (cumprimentando a Politécnica, entende?).

Apple I leiloado na Christie's

O aparato usado para acordar esse pedacinho da história da computação pessoal envolveu um osciloscópio para checar a função de onda do relógio e um MacBook Pro para enviar um programa ao interpretador de BASIC do Apple I, conta o macity. O processo inteiro pode ser visto aqui [Google Translate].

Publicidade

Olhando para essas duas máquinas em uma mesma mesa, eu me pergunto o que uma diria para a outra, no momento em que se re-encontraram. Imagino que seria algo mais ou menos assim: o Apple I certamente estaria atarantado, perguntando freneticamente “Onde estou? Cadê o Woz?”, ao que o MacBook responderia “Mantenha a calma, apenas sorria e acene… vovô.”

[via Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS perde para Windows Phone e Symbian em pesquisa da Smaato sobre publicidade móvel

Próx. Post

Patenteie para travar: Cover Flow, widgets de web clips, teclado do iOS, 苹果 e mais

Posts Relacionados