O melhor pedaço da Maçã.

iFlow Reader é forçado a abandonar a iOS App Store por falta de arrecadação com In App Purchases

Não surpreendentemente, as atuais regras da Apple para compras dentro de aplicativos fizeram mais uma vítima: a BeamItDown Software, criadora da loja de ebooks iFlow Reader, anunciou a sua saída da iOS App Store alegando que a administradora da loja tornou impossível a sua sobrevivência com as novas exigências. Para manter seu lucro, a desenvolvedora precisava vender livros digitais fora do modelo de In App Purchase, mas isso será impossível após o dia 30 de junho, prazo limite para os apps de publicações se adequarem às vendas no modelo da Maçã.

Publicidade

Dentro das regras dele, a Apple ficaria com tudo que sobra para a pequena loja após pagar às editoras os direitos cabíveis para a venda de livros no seu modelo de negócio, tornando-o insustentável. “Apostamos tudo na Apple e no iOS e ela nos matou ao mudar as regras no meio do jogo”, disse um dos desenvolvedores em sua carta de fechamento.

Quando o iFlow Reader podia ser usado para compras através da sua loja própria, era sustentável para os seus criadores colocar os livros à venda com o preço dado pelas editoras e pagar a elas 70% da arrecadação — o mesmo que a Apple instituiu para as vendas na iBookstore no ano passado, estimulando outras empresas a seguir o mesmo modelo por pressão das donas dos direitos dos livros. No entanto, ao exigir que os usuários do iOS façam compras apenas por meio de In App Purchases, a Maçã fica com os 30% da arrecadação restante para a BeamItDown.

O resultado disso é o fim de um serviço bastante popular, que possuía mais de 6 milhões de usuários na plataforma iOS — e o pior é que as mesmas condições que levaram ao seu encerramento arriscam tirar a Amazon.com e outras vendedoras de livros da App Store até o final de junho. Para os atuais usuários do iFlow Reader, a BeamItDown oferece algumas instruções para o backup do seu conteúdo, mas eles terão apenas até o dia 30 de maio para cumprir o processo.

[via TUAW]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pesquisa da Context aponta que modelo Wi-Fi+3G de 64GB do iPad é o preferido por consumidores

Próx. Post

Jumptap: maioria dos usuários de dispositivos móveis obtém conteúdos pelo browser

Posts Relacionados