Como base no que vimos até agora, após o Google lançar o Music Beta nos Estados Unidos, a algumas gravadoras restou apenas a esperança de que a Apple as beneficie com sua estratégia musical na nuvem, mas para outras, segundo o Hollywood Reporter, a coisa não está tão passiva assim. Pelo visto, a gigante de buscas ganhou alguns desafetos entre representantes de artistas, que esperavam ter ganhos financeiros com o serviço oferecido para usuários do Android e através da web.
Por meio do Music Beta, usuários montam suas bibliotecas na nuvem com base no conteúdo que já possuem, então eles já pagaram (ou deveriam ter pago) a parte das gravadoras. Dentro desses termos, não há muito o que o Google precise fazer em termos de licenciamento: seu novo serviço é uma comodidade a mais para o mundo, porém uma oportunidade a menos para as gigantes da música ganharem dinheiro.
Além disso, as gravadoras esperavam que o Google aplicasse restrições ao seu índice de buscas, visando reduzir o estímulo à pirataria e promover seu próprio serviço na nuvem. No entanto, nada mudará com relação a isso, e o pior: a gigante de buscas não está nem aí para a proveniência das músicas de seus clientes.
Pelo visto, muitas das gravadoras que agora estão insatisfeitas com o Google esperavam um rival forte para o iTunes. De fato, ele veio, mas muita gente que apostava lucrar com essa concorrência entre empresas de tecnologia tem agora outro pensamento: eles já preveem que a Apple lançará seus serviços na nuvem para engolir os concorrentes com o aval das gigantes da música. Dependendo de como ela agir, é bem provável que isso aconteça, mesmo…