O melhor pedaço da Maçã.

Quase um ano mais tarde, FaceTime ainda não se tornou um padrão aberto

FaceTime no Mac

A aquisição do Skype pela Microsoft culminou por trazer à tona algo bastante curioso sobre a oferta concorrente da Apple, o FaceTime: ele não tinha sido prometido como um padrão aberto da indústria?!

Publicidade

FaceTime no Mac

É fato que, da WWDC 2010 pra cá, o FaceTime evoluiu e se expandiu bastante. Na época, ele estava presente apenas nos recém-lançados iPhones 4; hoje, já pode ser encontrado em iPods touch 4G, iPads 2 e em qualquer Mac com webcam iSight/FaceTime [HD] embutida. Show de bola, milhões de usuários já estão conectados na rede.

Mas promessa é dívida:

Publicidade

YouTube video

Há quase um ano, Steve Jobs em pessoa anunciou que o FaceTime não só utiliza diversas tecnologias abertas, como se iria se tornar um padrão e poderia ser utilizado por outras fabricantes/desenvolvedoras de software — fora do iOS e do Mac, inclusive. Até hoje isso não aconteceu, e já há até mesmo uma requisição para tal publicada no Open Radar.

John Gruber — do Daring Fireballtraz, porém, um dado curioso sobre essa história toda: segundo ele, a informação de que o FaceTime se tornaria um padrão aberto chegou de surpresa até mesmo para o time que o desenvolveu na Apple, durante a tal keynote de Jobs. Quando o CEO da Maçã disse que ele seria aberto a partir de “amanhã”, ele provavelmente quis dizer isso literalmente — e, desde então, o projeto estaria sendo trabalhado pelos engenheiros de Cupertino.

É chato ver que, quase um ano depois, a coisa continua pendente — mas torçamos para que essa novidade da Microsoft sirva para acelerar os planos da Apple, caso contrário ela poderá ficar bem pra trás na brincadeira.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oona é mais um stand versátil para qualquer gadget com traseira plana

Próx. Post

Meses após desastre no Japão, produção de componentes na Ásia ainda está comprometida

Posts Relacionados