O melhor pedaço da Maçã.

“Solução” para trocar HDDs dos novos iMacs por enquanto é bem pior que falta de espaço

iMac aberto pela iFixit

Recentemente, foi descoberta uma aparente limitação dos novos iMacs: modificações feitas pela Apple em seus HDDs impedem que novos drives sejam instalados por usuários — ou empresas que vivem de vender HDDs. Bu-á, é o fim do mundo. Só que a engenhosidade humana, em sua eterna jornada para descobrir a solução para problemas absolutamente imaginários, superou esse desafio: segundo conta a Other World Computing, é possível instalar um HDD diferente nestes iMacs, mas a adaptação é bem complicada.

Publicidade

iMac aberto pela iFixit

Diante das customizações feitas pela Maçã em seus desktops tudo-em-um, dois problemas surgem quando um usuário tenta trocar o drive: qualquer modelo de HDD instalado, mesmo os idênticos aos de fábrica, é reprovado no Apple Hardware Test e, pra piorar, as ventoinhas ficam eternamente em velocidade máxima.

Como contornar isso? Fazendo dois conectores do disco rígido ficarem em curto. Só que daí surge um pequeno efeito colateral: as ventoinhas vão ficar pra sempre em velocidade mínima, por não receberem informações quanto à temperatura do drive (o iMac vai pensar que a baia está vazia). Como driblar esse problema gerado pela solução? Controlando a velocidade das ventoinhas manualmente, através de algum utilitário que ofereça esta função.

Publicidade

De acordo com o Hardmac.com, essa solução do curto-circuito é a mesma usada pela Apple nos iMacs de 2009 que vinham equipados com SSDs. Eles explicam ainda que a customização de firmware feita pela Maçã envolve o uso de um conector (que normalmente transmitiria a informação para acender/apagar um LED indicador de atividade) para informar a temperatura do drive, algo bem distante dos padrões da indústria.

No fim das contas, fica a pergunta: por que um usuário ia querer trocar o disco rígido de um iMac? Pra ter mais espaço? Ora, se ele é um desktop, não é muito mais fácil usar um drive externo? Precisa mesmo de tudo isso só pra salvar arquivos, filmes, projetos ou sei-lá-o-quê?

Ainda se fosse pra aumentar a capacidade de um portátil, eu entenderia tanto trabalho, mas de um desktop — e justo de um cujo HDD nunca foi uma parte considerada “user serviceable”… Credo, às vezes as pessoas gostam de fazer as coisas em pé numa rede. :-/

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Medida Provisória que reduzirá tributação de tablets no Brasil deverá ser publicada nesta segunda-feira

Próx. Post

Themed Puzzle é um ótimo passatempo no estilo quebra-cabeças para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados