O melhor pedaço da Maçã.

Seguindo os passos de Epic Citadel, Castlerama leva você em um passeio de tirar o fôlego

Ícone do Castlerama

“Quando eu era criança pequena, lá em Barbacena”, demonstrações técnicas eram quase como lendas: desenvolvedores criavam esse tipo de conteúdo para videogames novos e o apresentavam para a mídia, executivos e em feiras, mas meros mortais só podiam imaginar coisas como a cena do baile da SeeD em Final Fantasy VIII texturizada em tempo real (esse foi um dos primeiros demos do PlayStation 2, se bem me lembro).

Publicidade

Avancemos o tempo para 2010: o Epic Citadel, uma demonstração técnica revelada durante um evento, foi posto ao alcance dos usuários no mesmo dia. O próximo passo? Desenvolvedores menos badalados que a Epic Games fazerem a mesma coisa, eliminando intermediários entre si e os usuários.

Foi isso o que fez a Codenrama, ao lançar Castlerama:

YouTube video

Ícone do CastleramaAssim como o Epic Citadel, ele não é exatamente um jogo: ele existe apenas para demonstrar a Unreal Engine em ação, num ambiente de tirar o fôlego, com texturas de alta resolução e luz super-realista.

Só que o mais legal deste app é saber que ele é apenas uma versão “capada” do que é possível fazer num iPad 2 ou iPhone 4, pois foi criado para ser compatível com iPads, iPhones 3GS e iPods touch 3G, explorando ao máximo a capacidade destes gadgets (aliás, a ponto de ser pesado o bastante para travar, caso haja outros apps rodando, um sinal claro de gargalo na memória).

Publicidade

O que isso significa? Que os gráficos no vídeo acima são apenas o começo! No futuro, a Codenrama estuda a possibilidade de fazer duas versões de games, uma para gadgets com 512MB de RAM e outra para os com 256MB.

Publicidade

Caso você mesmo queira experimentar o Castlerama, ele está disponível gratuitamente na App Store [244MB; requer o iOS 3.1.3 ou superior]. Imagino os games que vão sair daí… 🙂

[via Touch Arcade]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brasileiro cria álbum com fotos tiradas apenas usando um iPhone 3GS

Próx. Post

Veja uma proposta de implementação de comandos de voz no iOS 5

Posts Relacionados