O melhor pedaço da Maçã.

Dica do dia: como restaurar um iGadget sem perder a organização de suas pastas

Pastas do iOS

Pastas no iPod touchRestaurar um iGadget nunca é uma experiência feliz — pelo menos eu nunca ouvi falar de ninguém que, numa sexta-feira à noite, dissesse “Hoje eu vou curtir a valer e restaurar meu iPhone!” Não, senhor: sempre é por alguma razão horrível. Ou melhor, quase sempre: menos quando você compra um aparelho novo ou atualiza o iOS.

Publicidade

Enfim, estou me desviando do tema. O fato é que uma restauração mata suas pastas. Pessoas que têm centenas de apps e passam horas organizando-os em grupos perfeitos certamente têm calafrios só de pensar em perder todo esse trabalho. Se você for uma dessas, esta dica de Dan Frakes na Macworld será como uma vida nova, uma anistia para seus pequenos grupamentos de apps. O melhor de tudo é que é algo muito, muito simples.

Acontece que o iTunes, na hora de restaurar um iGadget, parece cuidar da restauração de pastas *antes* de sincronizar os apps (DUUUURH!). Dessa forma, não há o que colocar nas pastas durante o processo normal e o resultado você vê nos seus apps correndo selvagens em inúmeras Home Screens. A estratégia para contornar isso é, basicamente, fazer duas sincronizações.

Mas é aí onde está o pulo do gato leopardo! Se você usar o botão regular de restauração no painel central do iTunes, ele vai fazer o serviço completo — ou seja, vai apagar tudo, reinstalar o iOS e sincronizar tudo de novo. Por outro lado, se você for até a barra lateral e clicar no iGadget com o botão direito (ou Ctrl+clique), poderá selecionar “Restore from backup…”, processo que não apaga seu gadget. Já deu pra perceber a sacada?

Publicidade

Então, num passo-a-passo, fica assim:

  1. Faça a primeira restauração normalmente, usando o botão no painel central do iTunes — isso deixará seu gadget como novo.
  2. Selecione o backup a partir do qual deseja que a restauração seja feita.
  3. Se quiser poupar tempo, espere até todos os seus apps serem sincronizados e cancele o processo. Se preferir esperar, deixe que tudo termine. Você vai notar que suas pastas sumiram (exceto por aquelas com apps próprios do iOS, como o Notes e o Maps).
  4. Uma vez terminada/interrompida a restauração, vá à barra lateral e escolha “Restore from backup…”, clicando no seu gadget com o botão direito. Ah, e lembre de selecionar o mesmo backup do passo 2 — na dúvida, escolha sempre o mais recente.
  5. Comece a restauração e o iTunes vai encher seu iGadget com o que faltava (músicas, vídeos, podcasts…) e colocar os apps nas devidas pastas.

Claro, nada disso seria necessário se o iTunes deixasse para reorganizar as pastas depois de sincronizar os apps, então fiquemos na torcida para que a próxima versão da central de entretenimento da Apple não tenha mais esse bug tosco. 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na [Mac] App $tore: Hungry MonstR, Pro Timers, Time e mais!

Próx. Post

Aplicativo WWDCounter para iOS faz a contagem regressiva para a WWDC 2011

Posts Relacionados