Patente da Apple descreve baterias com sistema para prevenir explosões

Um dos fatos da vida das baterias recarregáveis de polímero de lítio é que elas podem acumular gás com o tempo e chegar até a explodir e pegar fogo, caso não haja uma forma de aliviar a pressão interna. Aquelas com formato cilíndrico normalmente contam com uma válvula de escape que contorna esse problema, mas baterias retangulares ou finas não contavam com nada do tipo… pelo menos até a Apple inventar e patentear uma tecnologia com tal finalidade.

Patente de bateria com sistema de segurança

A solução descrita se aplicaria, por exemplo, a baterias contidas em bolsas flexíveis, que poderiam apresentar fragilidades em pontos estratégicos para permitir o alívio de pressão quando necessário. Essa técnica poderia ser empregada em bolsas feitas de alumínio e polipropileno, que apresentariam sequências de pequenas perfurações ou cortes em forma de V ou U nas laterais, ou, alternativamente, pontos nos quais o material da bolsa é mais fino.

É interessante ver esta patente surgindo agora, dado que há algum tempo muitos usuários tiveram problemas com baterias inchando, especialmente em MacBooks brancos e Pro. Fica no ar se esta nova tecnologia estaria sendo aplicada aos produtos mais recentes, para evitar esse tipo de problema, ou se ela ainda vai chegar ao mercado, no futuro.

[via Patently Apple]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.