O melhor pedaço da Maçã.

Apple adiciona ao iOS 5 novos recursos de acessibilidade que deverão beneficiar a todos

Ícone - Acessibilidade

Quase sempre você faz um bem para alguém e sua boa ação acaba “resvalando” em muitas outras. Interessante notar que isso vive acontecendo quando uma pessoa pensa em facilitar a vida a de outras com necessidades especiais: ao ajudar quem precisa de uma forcinha em certas tarefas, todo mundo acaba beneficiado. É por causa disso que o Alex existe.

Publicidade

E é pelo mesmo motivo que agora o iOS 5 conta com um editor de vibrações customizadas para pessoas com deficiências auditivas poderem saber quem está ligando antes mesmo de olhar para a tela. O MacRumors encontrou um editor que permite criar padrões apenas tocando a tela:

Editor de vibrações no iOS 5

Depois de criar o padrão desejado (tã-tã-tã-TAAAM! tã-tã-tã-TAAAM!), você pode reproduzir, para sentir como ficou, e então salvá-lo e dar-lhe um nome. Tomara que isso se torne um padrão na indústria de celulares — e tomara que ninguém invente de patentear isso.

Editor de gesso no iOS 5

Um recurso similar foi descoberto pelo 9 to 5 Mac: também no menu de acessibilidade há um editor de gestos para interagir com acessórios de adaptação. Ele é igualmente simples, bastando desenhar o gesto e salvá-lo.

Publicidade

Por fim, só mais uma coisa: imagine que uma pessoa surda deixa o iPhone na mesa da cozinha enquanto prepara o jantar; será que dá pra sentir uma vibração? Não, certo? Mas a tela do iPhone liga, quando há uma chamada… só que ela não é exatamente um farol. Por isso agora há uma opção de usar o flash LED da câmera para alertar o usuário, segundo conta o TiPb.

É algo simples, mas que faz uma falta danada para quem precisa — e só dá mais opções para quem não precisa. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fast Shop firma parcerias em projetos de automação residencial que fazem uso de iPads

Próx. Post

Comentando uma entrevista com Fabio Sambugaro, gerente regional da Adobe Brasil, sobre Flash no iOS

Posts Relacionados