A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) deu um empurrão em algo inevitável: compras pelo WhatsApp. Até então, comerciantes poderiam criar catálogos com seus produtos/serviços e conversar com clientes pelo mensageiro (usando o WhatsApp Business). Agora, o Facebook ampliou ainda mais as possibilidades do WhatsApp.
Hoje, eles lançaram o recurso carrinho, uma alternativa para clientes fazerem seus pedidos a empresas que vendem vários itens, como restaurantes e lojas de roupas. Com o carrinho, usuários podem explorar o catálogo, selecionar diversos itens e enviar o pedido por mensagem para a empresa. “Essa nova experiência de compra e venda simplificará o controle de perguntas sobre pedidos, o gerenciamento de solicitações e o fechamento de vendas.”
Para usar o recurso, basta abrir o catálogo de alguma empresa (caso ela disponibilize, obviamente), encontrar os itens que você deseja comprar e tocar em “Adicionar ao carrinho”. Caso queira, pode ainda tocar em “Continuar comprando” e navegando pelo catálogo, até achar tudo que deseja. Assim que todos os itens forem adicionados ao carrinho, envie-o à empresa por mensagem.
Vale notar que a proposta, aqui, é ajudar na organizar dos pedidos e que, por enquanto, não inclui nenhuma solução de pagamento. No futuro, a intenção da empresa é que a ferramenta do catálogo se transforme em uma loja completa, com pagamento feito dentro do próprio aplicativo.
O recurso carrinho está disponível em todo o mundo (tanto para iOS quanto para Android) a partir de hoje — ótimo timing, já que estamos naquele tradicional período de compras de fim de ano.
via G1