O melhor pedaço da Maçã.

Lodsys processa dez grandes empresas e vira alvo de mais ações de invalidação de patentes

In App Purchases

O caso da Lodsys contra o mundo inteiro está começando a ficar interessante: melhor pegar pipoca e se preparar para fortes emoções! Recapitulando… A patent troll começou ameaçando desenvolvedores do iOS, recebendo como resposta uma canetada feroz diretamente da Apple; isso não a impediu de processar sete desenvolvedores em uma corte do Texas e, no meio da confusão, a Maçã se meteu na briga. Enquanto isso, em outro Estado, a ForeSee Research pediu a invalidação das quatro patentes que estão gerando todo esse bafafá.

Publicidade

Lodsys might sue you

Pronto para mais emoções? Pois bem, a Lodsys resolveu atirar pra todo lado e começou a mirar empresas grandes — dez delas, para ser mais exato. Quando digo “grandes”, refiro-me a nomes de peso, como Adidas, Best Buy e Black & Decker. Além dessas, também estão no banco dos réus Best Western, CVS Caremark, Sam’s Club, The Container Store, The Teaching Company, Vegas.com e Vitamin Shoppe. No caso, a violação de duas patentes é alegada, uma das quais foi usada no processo contra os desenvolvedores de apps.

Só que carma é uma coisa linda! Além da ForeSee, agora três outras empresas entraram com ações declaratórias pedindo a anulação das quatro patentes mais usadas pela Lodsys. As novas companhias a entrar no páreo são ESET (uma desenvolvedora de antivírus), OpinionLab (plataforma de pesquisas online) e The New York Times Company (por usar ditas pesquisas). O processo da ESET corre no Distrito do Sul da Califórnia, enquanto o das outras duas corre no Distrito do Norte de Illinois — a jurisdição escolhida é importante, dado que processos desta natureza correndo no Texas tendem a favorecer sempre os donos das patentes.

Publicidade

A coisa está ficando feia: um engodo desses, com tantos processos e acusações, tem tudo para dar um nó na cabeça dos envolvidos. De repente, o problema dos desenvolvedores parece pequeno… 😛

[via FOSS Patents: 1, 2, 3]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 5 virá com novos atalhos no estilo “toque e segure”

Próx. Post

Apple Brasil lança promoção “Chegou a hora de mudar para Mac” com iPods shuffle

Posts Relacionados