Leitor cria tutorial mostrando como criar um ebook (em formato ePub) no Pages

Carregar, abrir e ler um livro eletrônico no iBooks é muito simples e bacana, mas se engana quem acha que a criação de conteúdos dessa forma é algo complicado. É por isso que o leitor Roberto Grizzo resolveu produzir um tutorial mostrando como criar um ebook (em formato ePub) usando a última versão do Pages, da suíte iWork.

Mãos segurando iPad com iBooks aberto

Simples e objetivo, o tutorial detalha o processo de preparação de conteúdo passo a passo, perfeito para quem quer criar um ebook de qualidade — já de acordo com o novo padrão ortográfico, com índice, correção de parágrafos, etc. No final, você aprende como exportar o arquivo em ePub e/ou em PDF.

O tutorial criado pelo Roberto pode ser baixado aqui [1,5MB]. Para quem quiser um exemplo de livro que já caiu em domínio público, recomendamos Dom Casmurro, de Machado de Assis. Ele pode ser encontrado aqui, ou aqui já em formato ePub.

A quem se interessar pelo assunto, o Roberto gerencia o grupo LegiLibro — um espaço para se discutir edição, tirar dúvidas, etc. A participação é livre e ele já conta, até o momento, com 89 membros.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.