Patenteie para travar: widgets na TV, lente que corrige fotos, controles de som no espaço e mais

Com tanta conversa de “televisão da Apple” ultimamente [1, 2], esta patente deve ter deixado muita gente de cabelo em pé: um invento que descreve widgets sensíveis à programação exibida em um televisor.

Patente de widgets na TV

“Pena” que esta patente não traga nada que o Apple TV não possa fazer com uma simples atualização de software: os widgets descritos no documento são apenas miniapps com informações ou jogos de perguntas e respostas sobre o tema de uma atração [na imagem acima, Jaws, um filme de tubarão].

Mais interessante é um sistema de sincronização de widgets que permitiria a um iPhone, por exemplo, exibir determinadas informações de acordo com o conteúdo que fosse mostrado numa dada cena. Isso seria possível através da identificação do áudio do programa — algo muito parecido com o que o app My Generation da ABC faz.

· · ·

Todo prédio que você fotografa parece a Torre de Pisa? Este invento pode significar o fim das imagens mal alinhadas: a Apple descreveu nesta patente um sistema de lentes de permite a um gadget corrigir automaticamente fotos tortas ou com distorções de perspectiva.

Patente de lente que corrige ângulo e perspectiva

É curioso notar que quem escreveu esta patente preferiu pecar por excesso do que por falta de cautela: até um relógio de pulso com câmera (James Bond, oi?) é considerado como uma possível aplicação para este invento. Antes de achar que isso é o sinal incontestável de um futuro iPod nano com câmera, lembre que a suposta lente desse gadget vai ficar coberta pela pulseira de quem o usar como relógio de pulso e certamente será pequena demais até pra fazer o feijão-com-arroz de fotografia, que dirá ter funções avançadas.

· · ·

Se tem uma patente que reflete o ódio que o pessoal de Cupertino tem por botões, creio que seja esta: imagine que você está ouvindo música num gadget e decide navegar pelos menus. Pra que olhar para uma tela, se você pode ouvir as opções? E pra que selecionar as opções com botões, se você pode simplesmente agitar o gadget na direção da opção?

Patente de menus em arco sonoro

Este invento descreve um sistema de menus em arco sonoro. Cada opção vem de uma direção simulada distinta, de forma que uma pessoa com fone de ouvido tem a ilusão de estar cercada. Um gadget com sensores de movimento e orientação poderia ser usado para selecionar essas opções a partir de gestos do usuário em direção a uma dada alternativa.

Resumidamente, você pode imaginar o seguinte: o que aconteceria se um iPod nano cruzasse com um Kinect? Pronto, o resultado é esta patente! #brainsplodes

· · ·

Registro do cubo de vidro da 5th Avenue

Um outro registro recente inclui um dos maiores bens intelectuais da Apple: o design do cubo de vidro na entrada da Retail Store da 5th Avenue, em Nova York. Apesar de não ter sido a primeira, esta é de longe a mais famosa de todas as lojas da Maçã e, é bom lembrar, encontra-se em reforma até novembro.

[via Patently Apple: 1, 2, 3]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.