Arquivos internos do Final Cut Pro X comprovam que Apple está trabalhando em suporte a XML [atualizado 2x]

Conforme já destacamos em dois artigos aqui no site [1, 2], o Final Cut Pro X aterrissou em sua versão 1.0 com uma série de “falhas”, na visão de editores profissionais de vídeo acostumados com o ambiente do Final Cut Pro 7. Uma delas é a ausência de suporte a XML.

Representantes da Apple já disseram que estão trabalhando nisso, mas um leitor do MacMagazine encontrou na versão atual referências que comprovam que a funcionalidade está sendo trabalhada pelos engenheiros da Maçã — apenas ainda não estava pronta para liberação.

Uma das funções encontradas em códigos do app é (void)importFinalCutXML, que teria relação com importação de arquivos XML. Veja:

XML no Final Cut Pro X

XML no Final Cut Pro X

Como os trabalhos já se iniciaram por lá, imagino que a função será habilitada já no primeiro update do FCPX, ainda que Philip Hodgetts diga neste artigo que a Apple estaria desenvolvendo um utilitário independente para isso. Espero, sinceramente, que ela passe a ser uma função embutida no software.

Com o uso de um debugger, nossa fonte conseguiu rodar a função respectiva e teve acesso a esta janela:

XML no Final Cut Pro X

Infelizmente não pudemos testar o recurso com o uso de um arquivo XML, mas tudo indica que ele já está implementado até certo nível.

Eis a chamada da função, aos que se interessarem em fazer seus próprios experimentos:

XML no Final Cut Pro X

Taí. :-) Fica a torcida para a Apple não demorar a atender aos principais pedidos dos seus fiéis usuários.

[obrigado, GR!]

Atualização (às 17h12)

Ao tentarmos abrir um arquivo do antigo Final Cut Pro pela janela de importação, eis a janela de erro que se abre:

Janela de erro XML do FCPX

O que seria esse AXEL, afinal…?

Atualização II (às 22h07)

Nós perguntamos, nós respondemos:

Janela de salvamento AXEL

Nossa fonte conseguiu exportar um arquivo em formato AXEL, que significa Apple eXchange Editing Language.

Eis um pedaço do arquivo XML gerado:

Arquivo AXEL gerado

Outras observações interessantes: a interface do FCPX seria chamada, internamente, de “AquaPro” (sério?!) e o aplicativo aparenta já estar prontinho para rodar no OS X Lion.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.