O melhor pedaço da Maçã.

Está chegando: versão Golden Master do OS X Lion é liberada para desenvolvedores [atualizado 3x]

Ícone/logo do OS X Lion

Pronto, pessoal, estamos quase lá! A Apple acaba de liberar para desenvolvedores a versão Golden Master (GM) do OS X Lion. Isso quer dizer que ele está tecnicamente “pronto”, sendo necessários apenas os retoques finalíssimos, como algum bug de última hora, e a liberação para todos os usuários está a poucas semanas (quem sabe na quarta-feira que vem ou no próximo dia 19).

Publicidade

OS X Lion Golden Master

Com build de número 11A511, esta versão GM do Lion é acompanhada pelo Xcode 4.1 Developer Preview 7, pelas Server Admin Tools e pela terceira beta do iCloud.

Atualizaremos este post assim que soubermos de novidades.

[via MacStories]

Atualização

Ainda não é uma novidade, mas certamente tem a ver com a chegada desta GM: o 9 to 5 Mac ouviu de suas fontes que, salvo o aparecimento de algum bug muito feio, o OS X Lion deverá ser posto à venda na Mac App Store em 14 de julho, uma quinta-feira.

Publicidade

Isso dá aos desenvolvedores um prazo mais que razoável, superior a duas semanas, para testar seus apps e caçar bugs, e pode significar que em breve veremos novidades nas linhas de Macs — MacBooks brancos, Airs e até Macs mini e Pro estão em vias de uma atualização.

Atualização II por Rafael Fischmann

No assistente de configuração do Lion, há agora uma tela dedicada a mostrar como funciona a rolagem de telas no novo sistema operacional:

Scrolling no Lion

Felizmente, como já mostramos aqui no site, quem quiser poderá reverter ao comportamento antigo.

Publicidade

Nos termos de uso do sistema, há algo interessante:

(iii) to install, use and run up to two (2) additional copies or instances of the Apple Software within virtual operating system environments on each Mac Computer you own or control that is already running the Apple Software.

Isso significa que a Apple permite, legalmente, que até duas cópias do Lion sejam rodadas em máquinas virtuais (como as do VMware Fusion ou do Parallels Desktop) — algo que antes só era oferecido em sua versão Server.

No painel de preferências Mouse/]Trackpad, a Apple finalmente embutiu vídeos demonstrativos para os diversos gestos multi-touch:

Vídeos de gestos no Lion

Por fim, ao que tudo indica, o Lion *não* virá com um novo vídeo de apresentação.

[via Cult of Mac, MacRumors, MacStories]

Atualização III por Rafael Fischmann

O leitor Renee nos enviou um vídeo mostrando a tela de boas-vindas do OS X Lion, que parece com a do assistente de configuração “PC Free” do iOS 5:

YouTube video

Pelo menos isso. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Samsung consolida processos contra a Apple nos EUA e diz não copiar, apenas concorrer [atualizado]

Próx. Post

Twitter lança TwUI, sistema open source de criação de interfaces para OS X

Posts Relacionados