O melhor pedaço da Maçã.

Sobre as instabilidades do nosso site e um novo servidor para o MacMagazine

Pasta do MacMagazine (logo)

Prezados leitores,

Publicidade

Enfrentamos, nos últimos 4-5 dias, momentos de tensão e angústia devido a uma sobrecarga excessiva de visitas no nosso servidor — a qual começou poucos minutos após os vários lançamentos da Apple ocorridos na manhã de quarta-feira, 20 de julho.

Não sabemos pontuar o exato motivo para tal, mas esta semana já havia iniciado com um nível de visitas superior à nossa média normal. Quando a Apple veio com OS X Lion na Mac App Store, novos MacBooks Air, novos Macs mini e o novo Thunderbolt Display, tudo de uma vez só, não aguentamos o tranco e passamos por horas de sufoco sem conseguirmos trabalhar direito e trazer todas as novidades do dia para vocês.

O gráfico abaixo mostra a sobrecarga no nosso servidor, durante um período de 12 horas na quarta-feira. O pico no centro coincide bem com a hora em que a Apple soltou todas as novidades, enquanto as barras vermelhas indicam momentos em que nosso site se tornou parcial ou totalmente inacessível:

CPU Load average - MacMagazine na quarta-feira

Mesmo com esses downtimes, somamos só durante a semana, de segunda a sexta-feira, quase 800 mil pageviews no site — e isso explica também o porquê de termos continuado enfrentando instabilidades após a quarta-feira.

Publicidade

Com esse evento, tivemos certeza da necessidade de tomarmos uma providência para evitar que isso volte a acontecer no futuro. Para isso, contamos com o total apoio técnico da Liquid Web, provedor dos Estados Unidos que há anos hospeda o MacMagazine — não há nenhum melhor, acreditem. 😉

Publicidade

Inicialmente consideramos a aquisição de um segundo servidor dedicado para o site, algo que mais cedo ou mais tarde terá que ser feito, mas por ora optamos por dar um baita upgrade no atual. Essa migração ocorreu na madrugada de sexta-feira para sábado, e desde então viemos realizando testes e otimizações — e ainda mais virão pela frente, enquanto observamos o tráfego chegando durante a semana.

Com esta “carta” queríamos apenas esclarecer a todos o ocorrido e pedir nossas sinceras desculpas pelos problemas enfrentados nestes últimos dias. É tão chato para vocês não poder acessar o site quanto é para nós não conseguir fazer o nosso trabalho. Felizmente, a causa disso tudo não poderia ser mais positiva: estamos crescendo! E aproveitamos, é claro, para dar as boas-vindas a todos os que começaram a nos acompanhar recentemente.

Já que estamos falando em visitas e tudo mais, uma curiosidade final:

Visitas no MM por sistema operacional

Este é o nosso gráfico de visitas oriundas de Mac. Adivinhem qual o sistema da cor azul? Sim, com 48,27%, o OS X Lion já é agora o número um entre nossos visitantes que usam computadores Apple. A parte verde (47,75%) refere-se, evidentemente, ao Snow Leopard; em terceiro e longínquo lugar, com apenas 3,33% (parte laranja), aparece o Leopard.

Publicidade

Obrigado a todos pelo apoio e compreensão.

E vamos, que vamos! 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac Society: “A cereja em cima do bolo”

Próx. Post

AgileBits está trabalhando para deixar o 1Password 100% compatível com o OS X Lion e o Safari 5.1

Posts Relacionados