O melhor pedaço da Maçã.

Domando o Leão: dicas e truques para deixar o OS X Lion do jeito que você quiser

Domador de leões - AFP/GETTY

Repita mil vezes: “O Mac OS X (ainda) não é o iOS.” Sabe o que isso quer dizer? Que você não precisa de nada como um jailbreak para poder mexer em todo tipo de configuração no OS X Lion! Basta saber onde as andorinhas dormem e conhecer uma ou outra linha de comando do Terminal para poder deixar o sistema operacional mais a seu gosto.

Publicidade

Domador de leões - AFP/GETTY

“Acho que tem um botão pra fazer isso bem aqui…”

Abaixo compilamos diversas dicas que você pode aplicar em seu Mac, mas de antemão deixamos o seguinte aviso geral: faça tudo por sua conta e risco, tenha sempre um backup do sistema e, caso não se sinta confortável mexendo nas partes íntimas do Leão, saiba que sua vida pode ser plena e produtiva com a experiência out of the box App Store, sem modificações.

Publicidade

Então, vamos lá?

Repetindo leeeeeeeeeeeeeeetras

Com o novo esquema de entrada de texto inspirado pelo iOS, agora quando você pressiona uma tecla demoradamente, em vez de se repetir ela mostra atalhos numéricos para caracteres acentuados. Mas e se eu quiser o comportamento antiiiiiiiiiiiigo? Basta digitar o seguinte comando no Terminal e dar Enter:

[code lang=”c”]defaults write -g ApplePressAndHoldEnabled -bool false[/code]

Para voltar ao padrão, troque false por true.

Desligando o Restore, um app de cada vez

A nova função Restore é linda: você encerra um app e, quando volta a ele, tudo está como você deixou. Só que pode haver alguns aplicativos em que você não quer que isso aconteça nunca. Infelizmente, no Lion só é possível desligar o Restore totalmente, através das preferências, então a saída seria se acostumar a usar Command + Option + Q para encerrar um app sem salvar as janelas. Ou então, o Terminal pode ser seu amigo:

Publicidade
[code lang=”c”]defaults write com.apple.Preview NSQuitAlwaysKeepsWindows -bool false[/code]

Isso desativa a função Resume no Preview; caso queira desativar em algum outro app, basta mudar o nome (QuickTimePlayerX, por exemplo) e, caso queira reverter para a configuração regular, troque false por true.

Desanimação

O Lion é todo animadinho, cheio de efeitos pintosos e eye candy, sendo uma das novas frescuras animações algo vindo diretamente do iOS: ao criar uma janela (qualquer janela!) ela surge como um app do iPhone. Isso é engraçado na primeira vez, mas pode ficar irritante com o tempo (sem falar que é inconsistente, pois não há uma animação reversa quando você fecha janelas), então apele ao Santo Terminal das Causas Impossíveis:

Publicidade
[code lang=”c”]defaults write NSGlobalDomain NSAutomaticWindowAnimationsEnabled -bool false[/code]

Para voltar ao padrão, troque false por true.

Caso você também não suporte as animações do novo Mail, pode desativá-las com o seguinte comando:

[code lang=”c”]defaults write com.apple.Mail DisableReplyAnimations -bool YES[/code]

Vale notar que isso não desativa as firulas no modo de tela cheia! (Quem sabe descobrem um comando pra isso…) Para voltar ao padrão, troque YES por NO.

Dock bidimensional

Quer que seu Dock seja 2D mesmo quando está na borda inferior da tela? Não tema! Vá ao Terminal e digite os seguinte comandos, apertando Enter ao final de cada linha:

[code lang=”c”]defaults write com.apple.dock no-glass -boolean YES
killall Dock[/code]

Para voltar a visual 3D, troque YES por NO, no primeiro comando.

Dashboard e Mission Control com a sua cara

Muitas coisas mudaram no visual e no comportamento do Dashboard: agora, por padrão, ele é um Space independente e tem como fundo uma porção de pinos de encaixe (é uma tremenda inconsistência ele não alinhar os widgets numa grade…). Você pode fazê-lo voltar a ser um overlay, como nos velhos tempos, mas se preferir pode também mudar o fundo dele completamente: basta seguir estas instruções do OS X Daily!

Dashboard com nova imagem de fundo

Essencialmente, você vai entrar no diretório /System/Library/CoreServices/Dock.app/Contents/Resources/ e substituir o arquivo pirelli.png (também o mini_pirelli.png, se quiser que a miniatura fique igual). Depois basta reiniciar o Dock.

Mission Control com nova imagem de fundo

Adicionalmente, o fundo do Mission Control pode ser substituído de forma similar: os passos, quem ensina é o It’s All Tech. Não sei por que, mas tenho a sensação de que a galáxia cairia bem como fundo do Mission Control…

Modo de tela cheia à força

Esta dica é para os Jedis: caso você seja apaixonado por um app e não tem a mínima esperança de ele ser atualizado para tirar proveito do novo modo de tela cheia do Lion, é possível fazer todos os apps em Cocoa ganharem suporte à força. Esta é a proposta do Maximizer, que já comentamos aqui no site.

Plástica no iCal e no Address Book

Mais uma pra quem já domina completamente a Força! Odiou o novo design skeumorphic do iCal e do Address Book? Você não foi o único: algumas pessoas detestaram tanto a mudança que criaram designs mais sóbrios para os apps. O MacNix ensina como fazer essa plástica, mas ela não é das mais simples.

Nova interface pro iCalNova interface pro Address Book

Ah, e mais um aviso: reverter o processo é bastante #TENSO, pois você vai ter que apagar os apps e recuperá-los de um backup. Proceda por sua conta e risco.

Créditos e dicas adicionais

Aqui, uma lista de fontes e de mais dicas e tutoriais de natureza mais simples, que requerem apenas mexer com configurações acessíveis normalmente no Lion:

[imagem do início: The Telegraph]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Compra das patentes da Nortel ainda terá que passar por aprovação do Departamento de Justiça

Próx. Post

Cookiecase faz o seu iPod touch 4G se parecer um iPhone 4

Posts Relacionados