O melhor pedaço da Maçã.

Instalou o OS X Lion e se arrependeu de não ter criado um DVD de recuperação? Talvez (*talvez*) haja esperança [atualizado]

Ícone - OS X 10.7 Lion

Falta de aviso, não foi: demos a dica de como criar um DVD do OS X Lion, de como fazer um pendrive de instalação e hoje mesmo falamos do Lion DiskMaker. Todas essas dicas têm em comum o fato de você precisar ter acesso ao instalador que é baixado da Mac App Store — o mesmo que é obliterado após a instalação.

Publicidade

Só que, na ansiedade de brincar logo no sistema operacional novo e na falta de um DVD gravável (ou pendrive descartável) por perto, você instalou logo o Lion e agora está morrendo de medo de seu HDD morrer e não haver a quem recorrer, pois o Genius Bar mais próximo fica a alguns milhares de quilômetros.

Re-download do OS X Lion

Pois fique de joelhos e agradeça à divindade mais próxima, pois vários leitores nos mandaram uma manha que pode salvar sua pele [obrigado a todos!]. É algo um tanto incerto e que pode ou não funcionar, mas não custa nada tentar: segundo Don McAllister, mesmo já rodando o Lion, você pode baixar o instalador de novo na Mac App Store. A dica é ir à loja e clicar na aba Purchased com a tecla Option pressionada. Pronto! Algo parecido com a imagem acima deverá surgir — funcionou comigo, mas não com outras pessoas, então o sucesso aí pode depender do quão bonzinho você tem sido.

Caso não funcione de primeira, há quem diga que daria pra clicar em uma porção de outros lugares segurando Option até a palavra Install substituir Installed, mas eu acho que uma outra saída é viável: pegue um pendrive com pelo menos 4GB, vá à casa de um conhecido que ainda esteja com o Snow Leopard, baixe o OS X Lion usando o Mac dele, salve no seu pendrive, apague o instalador (seu amigo que compre o Leão dele!) e limpe seus rastros — afinal de contas, você não vai querer que esse seu amigo comece a comprar apps com a sua AppleID. Acho que usar uma conta de convidado seria até boa pedida, neste caso, pois se um instalador com sua identificação for parar num torrent, aí, amigo, a fúria de Cupertino pode se abater sobre você com força.

Publicidade

Só que existe uma saída muito, mas muito mais prática que qualquer outra: esperar o pendrive oficial da Apple chegar às lojas, por US$70 — sabe lá Deus quanto isso vai custar no Brasil. Quem disse que dinheiro é problema? Dinheiro é solução! 😛

Atualização

O leitor Daniel Taiguara falou de uma página de suporte da Apple que descreve justamente este processo, mas não nos deu um link… só que foi o bastante para atiçar a curiosidade: eis que, de fato, essa tática de clicar com a tecla Option pressionada é mais que oficial. Aqui está a página de suporte que fala disso, mas vamos também transcrever o trecho relevante (grifos nossos):

If you completed your installation of OS X Lion, your installer may have been removed after your successful first login to OS X Lion. Mac App Store’s Purchases page should show Install Mac OS X Lion as being “Installed”, and disallow its download, when viewed from a computer running OS X Lion.

To redownload the installer on a computer running OS X Lion, press and hold the Option key while you click the Purchases tab. If the button to the right of the Install Mac OS X Lion item doesn’t change to “Install” and allow you to download Lion, use Spotlight to search for “Install Mac OS X Lion” on your computer.

Afinal de contas, o motivo para o botão da Mac App Store não mudar de “Installed” para “Install” não tem nada a ver com um castigo por você ter rido daquelas imagens da cabra na Apple Store, e sim porque o instalador ainda está em algum lugar no seu Mac — pode estar num drive externo, numa pasta oculta, em algum canto. O mais legal é que a mesma página de suporte ainda dá o passo-a-passo de como instalar o Lion em um drive externo (um cartão de memória, por exemplo), mesmo depois de já tê-lo em seu Mac. Muito prático.

Ela só não instrui como criar DVDs. Por que isso não me espanta? 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

LOOTIFUL lançará em breve case com visual retrô de Game Boy para iPads 2

Próx. Post

Veja como o iCloud já está funcionando para documentos da suíte iWork no iOS

Posts Relacionados