O melhor pedaço da Maçã.

Menos de um terço dos consumidores americanos conhecem o termo “cloud computing”

Ícone do iCloud

Ícone do iCloudAmazon.com, IBM, Google, Microsoft, Apple… todos os grandes players no mercado de tecnologia estão fazendo planos para a famosa nuvem. Mas o que significa isso, “computação em nuvem”?

Publicidade

Bem, segundo a Wikipédia, esse termo se refere à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet, pelo princípio da computação em grade.

Mas isso não quer dizer que todos conheçam o nome da tecnologia que alimenta muitos serviços populares hoje em dia.

Segundo uma pesquisa realizada nesta semana pelo NPD Group, apenas 22% dos consumidores americanos estão familiarizados com o termo cloud computing, apesar de 76% dos entrevistados terem usado algum serviço baseado na nuvem nos últimos 12 meses. Podemos então chegar à seguinte conclusão: muitas pessoas não devem saber onde estão armazenados seus dados enquanto usam esses serviços ou como estes funcionam.

Publicidade

Por exemplo, quando categorizados em dois grupos, “esclarecidos” e “não-esclarecidos”, 84% dos usuários com know-how sobre computação na nuvem afirmaram fazer uso de clientes de email baseados remotamente. Já no outro grupo, o dos leigos, 68% disseram acessar suas mensagens dessa forma.

Stephen Baker, vice-presidente de análises do grupo, disse que, entendendo ou não, consumidores estão esclarecidos no uso de aplicações baseadas nessas tecnologias. Eles podem não reconhecer que estão diante de serviços baseados na nuvem, mas isso não impede um uso extensivo. Ainda assim, os usuários não estão dispostos a abrir mão completamente de aplicativos tradicionais, que funcionam em seus próprios PCs.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

No seu 30º ano de vida, Quark é vendida para uma firma privada de investimentos

Próx. Post

Gartner: Windows 7 deverá chegar a 42% dos PCs até o fim do ano, enquanto o Mac atinge 4,5%

Posts Relacionados