O melhor pedaço da Maçã.

Cantor de rap processa Apple por uso indevido de suas músicas

Como bem fala o Halex, mais um dia, mais um processo — está complicado acompanhar essa guerra nos tribunais: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11

Publicidade

Korvel Sutton, membro do grupo de rap Pretty Boy Gangsters, está processando a Apple (isto é, a iTunes Store) pela venda de músicas do grupo em mais de dez álbuns compilados (aqueles, com músicas de vários artistas) em 23 países sem a devida permissão. E, para piorar, o cantor alega que até hoje não recebeu qualquer tipo de pagamento (royalties).

O grupo hoje não é tão conhecido, mas na década de 1990 ficou famoso pelo lançamento do álbum Rollin Like a Star em fita cassete. Era possível também encontrar a música K The Buster em algumas compilações juntamente com os artistas NWA, 2 Live Crew e Eazy E.

Sutton entrou com a ação no distrito da Califórnia e anexou ao processo diversas evidências incluindo registros de copyright e uma fotocópia da fita cassete do álbum Rollin Like a Star. Ele também descreve a lista de álbuns compilados nos quais seus direitos estariam sendo infringidos, incluindo 2 Live Crew & Posse, West Coast Posse 1 e Elektro Hip Hop Party Vol. 3.

Publicidade

De acordo com um email da Apple, as compilações citadas por Sutton foram fornecidas pela gravadora alemã Rams Horn Record, que já se envolveu em outra disputa de copyright em 2004 — a gravadora foi acusada de distribuir músicas do rapper Eminem sem a devida permissão. Caso você não se lembre, Slim Shady também já entrou em rota de colisão com a Maçã.

Não é a primeira vez também que compilações geram esse tipo de problema. No Canadá, um grupo de artistas ganhou uma ação movida contra as grandes gravadoras (Warner Music, Sony BMG Music, EMI Music e Universal Music) por uso não autorizado de 300.000(!) faixas em álbuns compilados. Elas tiveram que pagar US$50 milhões em danos para os artistas.

Publicidade

Neste caso, se a Apple for realmente culpada, ela não terá que desembolsar uma quantia estratosférica. Sutton cobra somente o pagamento dos royalties até os dias atuais.

[via TorrentFreak]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Prefeitura de Cupertino publica uma série de detalhes sobre o campus “espaçonave” da Apple

Próx. Post

Camera+ 2.3 chega à App Store com novo recurso de legendas para fotos

Posts Relacionados