O melhor pedaço da Maçã.

Provedora de pagamentos Kagi gera polêmica ao comercializar update de compatibilidade do app VisualHub para o OS X Lion [atualizado]

Kagi e VisualHub

Situação delicada, esta: muitos não lembrarão, mas no final de 2008 o desenvolvedor Tyler Loch — da Techspansionencerrou o desenvolvimento do VisualHub, um até então ótimo conversor de vídeos para o Mac OS X. Sendo assim, era natural imaginar que, atualmente, o app não seria compatível com a versão mais atual do sistema operacional da Apple.

Publicidade

Ocorre que na época em que o produto era comercializado, Loch contratou os serviços da provedora de pagamentos Kagi — a qual até hoje não se contentou com o abandono do projeto. Por isso mesmo, ela criou isto aqui:

Kagi e VisualHub

O vHub Updater é uma espécie de patch para usuários do VisualHub que duplica o app na máquina do usuário, faz a atualização do componente ffmpeg e basicamente o torna compatível com o OS X Lion. Legal, né? Para usuários pode parecer que sim, mas ele foi criado sem a autorização de Loch, e o pior: usando instruções informais publicadas pela própria Techspansion, comercializado por US$5 — sem que nada seja repassado a ela — e ainda anunciado usando a base de emails de antigos clientes do VisualHub!

O caso evidentemente gerou grande polêmica na rede, visto que a Kagi depende da confiança de desenvolvedores para continuar prestando seus serviços. Por um lado ela visa ao bem de usuários, que merecem continuar tendo suporte pelo aplicativo; por outro, boa parte do código criado para o VisualHub — por mais que ele utilize componentes open source — é proprietário, e nem sequer consultar o desenvolvedor no mínimo pega mal, muito mal.

Publicidade

Por ora, o vHub Updater continua no ar e Loch está tentando contato com a Kagi para resolver a questão. Que coisa…

[via Macworld, TUAW]

Atualização por Halex Pereira

Em um email enviado à Macworld, Kee Nethery, CEO da Kagi, anunciou que uma atualização oficial e gratuita será liberada pela Techspansion em breve. Contudo, esse será apenas um ato de boa vontade por parte de Loch, sem garantias ou suporte adicional.

Os usuários do VisualHub deverão receber uma mensagem no próprio app quando a atualização estiver disponível, mas quem comprou o vHub Updater… bem, estes ficarão no escuro, por ora.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: PriorityList, Notable Meals, Money 5, Annotator e mais!

Próx. Post

PremierSoft lança apps para iOS que preparam usuários para a prova do DETRAN; concorra a promo codes e a um iTunes Gift Card! [atualizado]

Posts Relacionados