O melhor pedaço da Maçã.

Das cinco maiores fabricantes de PCs, Apple foi a única que cresceu na Europa Ocidental

Pesquisa Gatner — Europa Ocidental

As vendas de Macs estão acelerando ou desacelerando? O mercado de PCs está em declínio ou crescendo? PCs são coisa do passado?

Publicidade

Na última pesquisa da Gartner, o mercado como um todo voltou a crescer, com a Apple disparando nos Estados Unidos. Mas parece que na Europa Ocidental a coisa não está boa para as cinco quatro maiores fabricantes. De acordo com a Gartner, a Apple foi a única que manteve seu crescimento. Apesar de ele ter sido de apenas 0,5%, foi considerável se compararmos com os números obtidos pelas demais fabricantes.

Pesquisa Gartner — Europa Ocidental

Com a queda de HP, Acer, Dell e ASUS, a Maçã abocanhou 7% de market share, mesmo com números relativamente baixos. HP e Dell também ganharam mercado, porém as vendas caíram respectivamente 6,1% e 12,7%. Já a Acer tem motivos para chorar, enfrentando uma queda de 44,6% e indo parar no segundo lugar, com 16,7% de market share.

Publicidade

Comparando alguns países individualmente, a coisa não mudou tanto assim. Claro que variações ocorreram, mas no geral os números são consistentes. A Apple ganhou mercado no Reino Unido e viu seus números dispararem na França, onde atingiu 5,8% de market share, com crescimento de 6,4% nas vendas, figurando pela primeira vez entre as cinco maiores fabricantes. A Samsung — que, assim como a Maçã, aparece entre as maiores na França — foi uma das poucas que também obteve crescimento.

Pesquisa Gartner — França

Pesquisa Gartner — Reino Unido

Pesquisa Gartner — Alemanha

Diferentemente da Baird & Co., a Gartner acha que as tablets — categoria dominada pelo iPad — influenciaram negativamente a venda de PCs.

Publicidade

Já os netbooks… esses estão sofrendo como nunca. De acordo com a pesquisa, em vários países eles tiveram suas vendas cortadas pela metade, com clientes voltando suas atenções para tablets o iPad. ASUS e Acer, que investiram fortemente nessa categoria, viram suas vendas caírem no mínimo 20% em mercados importantes — se o fundador da Acer não mudar de opinião, a empresa continuará assim por algum tempo.

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chitika: Android perde market share para o iPhone na Verizon

Próx. Post

Finja surpresa: Windows 8 terá uma App Store

Posts Relacionados