Patenteie para travar: mapas e direções curva-a-curva com realidade aumentada

Patente de mapas com realidade aumentadaRealidade aumentada é o tipo de recurso que veio para ficar entre smartphones: você aponta a câmera do gadget para o horizonte, BOOM!, já consegue ver indicações do que procura. Muitos aplicativos disponíveis na App Store ajudam você a saber para onde ir, como chegar lá, tocar uma música, fazer uma mágica e até dar vida a uma tatuagem.

Pois não é que a Apple quer entrar na brincadeira? Ela registrou uma patente que descreve um dos usos mais triviais para a realidade aumentada: ajudar na identificação de rotas e mapas. O invento traz um sistema para usar a bússola digital e outros sensores de um iPhone para determinar a posição relativa de um usuário num mapa e sobrepor elementos como ruas e marcos (regulares ou simplificados) sobre imagens captadas pela câmera.

Diante de uma patente dessas, só restam duas perguntas a fazer: 1. será que a Apple iria atrás de desenvolvedores que usam esse tipo de tecnologia em seus apps?, e 2. quando a câmera será substituída por uma tela transparente?

[via Patently Apple]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.