O melhor pedaço da Maçã.

Dica de leitura: criador do Sparrow fala sobre a Mac App Store e uma versão para iOS

Ícone do Sparrow

Inspirado fortemente pelo visual do antigo Tweetie, o Sparrow é um dos clientes de email mais peculiares que apareceu nos últimos tempos e sua integração com o Gmail ajudou a alavancar uma tremenda popularidade. Hoje o SAI entrevistou Dominique Leca para conversar sobre o sucesso do Sparrow na Mac App Store (onde ele custa US$10) e aproveitou para saber a opinião do desenvolvedor sobre jardins fechados e os 30% da Apple.

Publicidade

Sparrow 1.3.2 na Mac App Store

Basicamente, o sistema de distribuição digital montado e mantido pela Maçã funciona — e como, o Sparrow já rendeu US$350.000 para Leca! Contudo, algumas coisas poderiam melhorar: ter que concorrer com o OS X Lion e com outros aplicativos da própria Apple, por exemplo, é covardia. Leca sugere que a Apple separe seus apps em uma categoria à parte, para não competir por espaço e visibilidade (principalmente nos rankings) com desenvolvedores independentes. Outro ponto a melhorar é a questão das atualizações: se houver algum problema grave com uma nova versão, é melhor tirá-la do ar do que deixar a imagem do app ser maculada durante os três ou quatro dias que leva para o time de aprovação liberar um update.

Outro problema é que os usuários de Macs ainda criaram uma cultura de usar a App Store — na verdade, muitos pensam que ela fica no iTunes! Seria interessante se a Apple desse mais importância a ela e fosse mais didática na hora de mostrar onde ficam os apps. Sim, mesmo com todo o investimento na venda do OS X Lion, na promoção Back to School e na divulgação pesada como uma grande novidade desde os tempos do Snow Leopard, ainda tem n00bs que se atrapalham com a Mac App Store. 😛

Publicidade

Contudo, mesmo enfrentando esses problemas e tendo que repassar 30% de sua arrecadação para a Apple, Leca nem pensa em abandonar a App Store. Vale notar Sparrow é vendido também fora dela, mas nem mesmo o próprio desenvolvedor bota muita fé. “Não estamos promovendo nossa versão licenciada de jeito nenhum”, disse. “É quase impossível encontrá-la em nosso site!”

Mas sabe onde será possível encontrar o Sparrow em breve? Na iOS App Store. Apesar de correr o risco de esbarrar na regra de “duplicar funcionalidade”, Leca está confiante de que seu app vai receber as bênçãos da Maçã. “Eles estão aprovando navegadores de terceiros, então por que não email? Isso seria muito inconsistente.” Pois é, mas a Apple tem os dias de inconsistência dela…

Ficaremos na torcida para o Sparrow chegar ao iOS!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: Bejeweled 2 + Blitz, Space Station: Frontier HD, StarTracker, Birdy Nam Nam HD e mais!

Próx. Post

Apple abandona opção de aluguel de programas de TV na iTunes Store

Posts Relacionados