O melhor pedaço da Maçã.

Apple acusa Samsung de ter levado patentes à justiça antes de oferecer termos de licenciamento

Apple Ace Attorney - OBJECTION!

E o caldo engrossa… O FOSS Patents fez hoje uma análise de mais uma etapa no litígio da Apple contra a Samsung: agora a gigante de Cupertino acusa a coreana de ter levado à justiça patentes que deveriam primeiramente ter sido oferecidas sob termos de licenciamento FRAND (“Fair, Reasonable, And Non-Discriminatory”, ou “justos, razoáveis e não-discriminatórios”). Ou seja, em vez de primeiro oferecer uma forma de a Apple fazer uso de tais patentes essenciais, a Samsung teria optado por usá-las como uma forma de “moeda de troca” para poder copiar iGadgets impunemente. Só que piora.

Publicidade

Apple Ace Attorney - OBJECTION!

Um pouco do fel respingou também na Motorola, que foi acusada de manipular o estabelecimento de padrões de telefonia celular justamente para que estes fizessem de suas patentes (uma bela jogada, se você parar pra pensar). Tal atitude teria sido tomada também pela Sammy, segundo as alegações da Apple, que não poupam palavras doces: “abusos em série na definição de padrões”, “ludibriar organizações definidoras de padrões” e “emboscada anticompetitiva” foram alguns dos termos usados. Em contrapartida, a Nokia foi uma empresa que usou patentes com termos FRAND de maneira adequada.

Se tal argumento colar e a corte for competente para exigir uma atitude corretiva da Samsung, é possível que a balança vire rapidamente para o lado da Apple, que vai poder licenciar a um preço razoável muitas das patentes que sua concorrente estava usando para contra-atacar.

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Patenteie para travar: sensor de luz do iPhone, Time Machine, Bumper, teclados virtuais e mais

Próx. Post

Desenvolvedores podem agora configurar downloads automáticos de relatórios do iTunes Connect

Posts Relacionados