O melhor pedaço da Maçã.

Continuam acusações contra a Apple de práticas nocivas ao meio ambiente na China [atualizado]

Logo da Apple "verde"

A atuação da Apple na China é cercada de controvérsia por todos os lados: a companhia de Cupertino já tendo sido acusada em diversas ocasiões de não adotar políticas ambientais e trabalhistas mais estritas com suas parceiras [1, 2, 3]. Agora, segundo o Financial Times, cinco organizações não-governamentais do país acusam publicamente a Maçã de firmar parcerias com empresas de caráter dúbio e aproveitar-se de brechas nas leis ambientais de países em desenvolvimento.

Publicidade

MacBooks Pro "verdes"

Como a Apple não divulga os nomes de todas as suas fornecedoras na Ásia, é até complicado apontar dedos, mas um relatório publicado por essas cinco ONGs indicam diversas fábricas de eletrônicos responsáveis por poluir determinadas regiões e vilas chinesas. Além disso, foram compilados diversos documentos comprovando infrações cometidas por 20 empresas comprovadamente parceiras da Apple, mas aí a dúvida fica no fato de as ofensas terem sido cometidas em linhas de montagem de produtos da Maçã, pois cada uma dessas empresas trabalha fornecendo materiais e mão de obra para muitas outras companhias.

Além da Maçã, outras 28 gigantes de tecnologia estão sendo provocadas por tais ONGs a tomar medidas que ajudem a preservar o meio ambiente na China, mas segundo Ma Jun, um dos coautores do relatório, a Apple tem sido a mais silente no assunto. Por sinal, convidado para conversar com representantes da companhia, Jun ouviu apenas que algumas das fábricas no relatório não tinham conexão com a Apple… e só, sem mais detalhes.

[via 9to5Mac]

Atualização

Pelo visto, a Maçã rapidamente respondeu com agilidade, organizando uma conferência para tratar das descobertas feitas em tal levantamento, conforme conta o China Daily. “Estamos interessados em ouvir mais detalhes sobre o que vocês descobriram a respeito destas fornecedoras”, a Apple declarou em um email enviado às ONGs responsáveis pelo relatório.

[via Macworld]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google lança Gmail Offline e promete atualizações correspondentes para o Google Calendar e o Google Docs

Próx. Post

Openwave Systems coloca Apple e Research In Motion no banco dos réus por infração de patentes

Posts Relacionados