por Leonardo Copello, cofundador da uTouchLabs
A XV Bienal do Livro Rio começou este ano com o pé direito, lançando um aplicativo oficial para iPhones/iPods touch. O MacMagazine já destacou por aqui dois ótimos trabalhos envolvendo o Ziraldo [1, 2], mas estive ontem por lá e pude observar que o evento está com uma presença fortíssima de Apple, Steve Jobs e iPads.
As principais editoras brasileiras todas estão com espaços para ebooks hoje em dia. Apesar de a maioria ainda publicar em PDF e ePub, já existe conteúdo desenvolvido especificamente para tablets — principalmente revistas como VEJA, ISTOÉ, Superinteressante, etc.
Steve Jobs teve presença forte no estande da Universo dos Livros, com um painel bastante grande:
Na carona, o livro iPad – O Manual que Faltava:
A editora Saraiva lançou um aplicativo gestor de finanças baseado nos livros da coleção Meninas Iradas (o Finanças Iradas), um livro infantil (Se criança governasse o mundo) e uma coletânea de ePubs:
A Leya Brasil também trouxe alguns livros para o iPad, dentre eles o clássico Faça como Steve Jobs, de Carmine Gallo:
A Editora Melhoramentos apresentou os apps-livros interativos para iPad Os Dez Amigos e O Menino da Terra de Ziraldo, além de um teaser promocional do clássico O Menino Maluquinho, com lançamento previsto para 2012:
A Petrobras montou um estande para apresentar o projeto “Muita história pra contar”. Lá, além de um mini-estúdio para fazer vídeos em stop motion e publicá-los no YouTube, várias tablets foram espalhadas para as crianças conhecerem livros apoiados pela Petrobras, como Cidade de Deus, Guia Afetivo da Periferia, Vigário Geral e Meu Destino Era o Nós do Morro (um grupo de teatro do Vidigal).
Senti falta da Publifolha presente no mundo digital. Não havia absolutamente nada!
Por fim, o Submarino lançou o Digital Club, uma rede social de leitores e admiradores de música e cinema:
É, pessoal, há uma concreta mudança ocorrendo no mercado editorial. Imaginem como a coisa estará daqui a um, dois… três anos! 😉