Dica: como resolver problemas de conexões 3G caindo ou se tornando indisponíveis em iPhones


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
02/09/2011 às 21:22

Recentemente, estamos notando um número crescente de usuários com dois problemas distintos* em seus iPhones:

  1. Aparelho mostra o ícone 3G ao lado do nome da operadora, mas não tem conexão.
  2. O ícone do 3G some completamente.

(*) Ambos costumam ocorrer logo quando o iPhone deixa uma área de conexão Wi-Fi.

No primeiro caso, normalmente, basta desligar e reativar o 3G nos Ajustes ou até mesmo ligar e depois desligar o Modo Avião para a conexão se re-estabelecer. No segundo, porém, nada disso adianta — apenas um restart completo do aparelho.

Não temos certeza quanto à eficácia da solução que iremos passar, mas notamos melhoras em testes próprios e alguns leitores nos confirmaram que a dica é quente. Ademais, mal ela não pode fazer — e é simplérrima de ser revertida.

Abra o app Ajustes (Settings) do seu iPhone, dirija-se à opção Operadora (Carrier) e, em vez de deixar em modo Automático (Automatic), escolha a sua operadora manualmente:

Configurando a operadora manualmente no iPhone

Simples, assim. Ao que tudo indica, essa mudança besta de configuração acaba sendo um tanto milagrosa.

A única observação que fica é quando você for viajar — nestes casos, muito provavelmente terá que retornar ao modo Automático para que o iPhone consiga se conectar a outra operadora em roaming — o que pode fazer esses problemas retornarem, inclusive.

Aos que forem testar a dica, compartilhem suas experiências nos comentários! 😉

[agradecimento especial ao Marcelo Hallais]

Posts relacionados
Comentários
  • Joao Comar

    Olá, rafael, estou com um problema no meu iphone 6, ao desligar o wifi e ligar os dados o ícone do 3g/4g aparece ao lado da barra de sinal, porém, não há conexão com a internet, o que fazer?
    Obrigado e parabéns,
    João Comar

  • Joao Vitor

    Ola,estou con problemas em meu Zen fone Go,meu dados moveis da vivo fica desconectando sozinho a cada 5 a 6 minutos,e so reiniciando ele pra voltar a conexao.Tem algum outro modo ?

  • Estou com o mesmo problema no Zenfone 3 com a TIM, se souber de algo, me avisa.

  • Wesley Silva

    Estou com o mesmo problema no Zenfone 2, será algo com a Zenfone?

  • Díllan Vieira de Melo

    Estou com o mesmo problema no Zenfone 3 com o chip da Tim.

  • No meu o problema parou de ocorrer após algumas semanas, se você trocou de chip, plano ou qualquer outro é bom dar uma esperada. Pelo que vi, outras pessoas relataram a mesma dinâmica com a TIM.


Carregar mais posts recentes