Dica: como resolver problemas de conexões 3G caindo ou se tornando indisponíveis em iPhones

Recentemente, estamos notando um número crescente de usuários com dois problemas distintos* em seus iPhones:

  1. Aparelho mostra o ícone 3G ao lado do nome da operadora, mas não tem conexão.
  2. O ícone do 3G some completamente.

(*) Ambos costumam ocorrer logo quando o iPhone deixa uma área de conexão Wi-Fi.

No primeiro caso, normalmente, basta desligar e reativar o 3G nos Ajustes ou até mesmo ligar e depois desligar o Modo Avião para a conexão se re-estabelecer. No segundo, porém, nada disso adianta — apenas um restart completo do aparelho.

Não temos certeza quanto à eficácia da solução que iremos passar, mas notamos melhoras em testes próprios e alguns leitores nos confirmaram que a dica é quente. Ademais, mal ela não pode fazer — e é simplérrima de ser revertida.

Abra o app Ajustes (Settings) do seu iPhone, dirija-se à opção Operadora (Carrier) e, em vez de deixar em modo Automático (Automatic), escolha a sua operadora manualmente:

Configurando a operadora manualmente no iPhone

Simples, assim. Ao que tudo indica, essa mudança besta de configuração acaba sendo um tanto milagrosa.

A única observação que fica é quando você for viajar — nestes casos, muito provavelmente terá que retornar ao modo Automático para que o iPhone consiga se conectar a outra operadora em roaming — o que pode fazer esses problemas retornarem, inclusive.

Aos que forem testar a dica, compartilhem suas experiências nos comentários! ;-)

[agradecimento especial ao Marcelo Hallais]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.