Pesquisa: em média, apps são baixados 160% mais vezes na Nokia Ovi Store que na App Store


De acordo com as conclusões de uma pesquisa conduzida pela firma alemã research2guidance, a Apple pode ter a maior loja de aplicativos móveis do mundo e bater recorde atrás de recorde em termos de número de downloads, mas do ponto de vista dos desenvolvedores pode ser muito melhor procurar uma loja menos badalada.

Médias de downloads diários comparadas com a App Store - research2guidance

Por exemplo, em média, um app na Nokia Ovi Store é baixado 160% mais vezes que na App Store. Na loja da Microsoft, a média passa a da loja da Maçã em 80%, enquanto o BlackBerry App World, da Research In Motion (RIM), ultrapassa 43%. O Android, por sua vez, ficou 5% abaixo, enquanto a lanterna foi para o webOS App Catalog, com 95% menos downloads que a App Store. A conclusão é que valeria a pena investir em “lojas de nicho”, contanto que esse “nicho” não seja pequeno demais para gerar lucro.

Numa nota paralela, não é estranho ver a palavra “nicho” associada às concorrentes da Maçã?

Cá pra nós, como diria a pequena Applejack, “Don’t you use your fancy mathematics to muddle the issue!” Esse cálculo leva em conta a quantidade de downloads feitos na loja em um dia dividido pelo total de apps existentes. Daí, quanto menos aplicativos, maior o quociente: com essas contas, uma loja com 1 app e 100 downloads por dia se sai muito melhor que uma com 200.000 apps e 10 milhões de downloads.

O que acontece, e isso é a mais pura verdade, é que uns 9 milhões de downloads ficam divididos apenas entre os 1.000 aplicativos mais baixados, e o segredo do sucesso está em conseguir uma vaga nesse clube. Querer se nivelar por baixo definitivamente não é a saída, equivale a abrir uma loja no meio do nada simplesmente para dizer que é “a maior da região”. 😛

[via BGR]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: