O melhor pedaço da Maçã.

Conheça o “primeiro Apple TV”, lançado em 1996; desenvolvedor acredita que a geração atual poderá ser a maior plataforma de jogos do mundo

Pippin — origem do Apple TV

Engana-se quem acha que o primeiro Apple TV nasceu em 2007. Lá em 1996, pouco antes do retorno de Steve Jobs, a empresa lançou o Pippen — não confundir com o Pippin, console lançado pela Maçã em 1995.

Publicidade

Rob Gould trabalhou na Bell Atlantic — agora conhecida como Verizon Wireless. Naquele tempo, ele teve contato com esse set-top box que seria a origem do Apple TV. Hoje, trabalhando em um projeto da AOL HD com a Castfire, empresa de Randall Bennet, Gould resolveu enviar algumas imagens do Pippen para Bennet:

Pippin — origem do Apple TV

Quando ele liga, você pode ver o Finder do Mac OS na sua TV e instantaneamente ele começa a carregar na parte de baixo da tela. Ele roda vídeos MPEG1 a 1,544Mbps, o que não é ruim em uma TV com definições normais (sem ser HD).

Pippin — origem do Apple TV

O aparelho é bem parecido com as atuais “caixas” oferecidas pelas companhias de TV a cabo — bem diferente do set-top box minúsculo desenvolvido pela Maçã, tanto em design quanto em potência.

Publicidade

Interessante perceber que trata-se de uma ideia que nasceu enquanto Jobs estava fora da Apple, e que foi retomada 11 anos depois por ele, ainda que seja como um hobby para a companhia.

· · ·

Publicidade

Mudando de assunto, mas não de tema, o desenvolvedor Michael Gile subiu ao palco no evento 360iDev, que aconteceu em Denver (Estados Unidos), para falar sobre a próxima geração de desenvolvimento do iOS. A gigante de Cupertino nem lançou/comunicou que algum dia lançará uma loja de apps para o Apple TV e já tem gente torcendo para que isso aconteça — quem mandou Steve Jobs deixar a possibilidade no ar?

Gile começou seu discurso com uma previsão: “O Apple TV [de segunda geração] vai ser o maior console da história.” Na opinião do desenvolvedor, se a Maçã implementar uma maneira de colocar na TV os títulos que já estão disponíveis na App Store, teremos uma gama gigantesca de jogos, maior até mesmo do que a de todos os consoles famosos do mercado, combinados!

Ele vai além e diz acreditar que ainda há espaço para conquistas na sala de estar. Xbox, Netflix e Roku, todos tentaram criar set-top boxes centrais, mas ninguém conseguiu alcançar aquele tipo (grande) de estratégia de que a Apple tanto gosta, com uma solução vertical completa para a venda de hardware, software e conteúdo de entretenimento (através do iTunes, e sua base de instalação completa com cartões de crédito prontos para cobrança).

Publicidade

Depois disso, Gile basicamente mostrou seu arsenal de códigos e demonstrações para Apple TVs desbloqueados. Se você gosta e se interessa pelo assunto, não deixe de ler a matéria original, no TUAW.

[via TNW]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conheça o Levitatr, um teclado Bluetooth com teclas que só aparecem na hora de digitar

Próx. Post

Apple está trabalhando para permitir fusão entre duas ou mais Apple IDs

Posts Relacionados