O melhor pedaço da Maçã.

Muita gente pode querer, mas será que o iOS *precisa* de um Finder?

Ícone do Finder no iOS

Ted Landau, do Mac Observer, levantou uma questão recorrente quando o assunto é “arquivos no iOS”: o sistema móvel da Apple precisa de um comando universal para salvar arquivos. Não entendeu? Deixa eu colocar de uma forma diferente: quando você quer abrir um arquivo X em um app diferente do normal, em vez de criar cópias que ficam pra lá e pra cá, deveria ser possível simplesmente editar o arquivo X. Em vez de abrir um DOC no Pages (convertendo-o, pois), exportar como DOC de novo para abrir em outro app e depois criar mais uma cópia para voltar ao Pages, era pra ser possível simplesmente editar o mesmo arquivo, sem precisar multiplicá-lo.

Publicidade

Ícone do Finder no iOSSeria como levar o Finder ao iOS… mas será que isso é necessário? Note bem: eu sei (aliás, todo mundo sabe) que uma porção de pessoas quer um gerenciador de arquivos no iOS mais que tudo no Universo, nem precisa dizer isso nos comentários; contudo, uma coisa é as pessoas quererem, outra coisa é isso ser realmente necessário.

Quem é desenrolado com computadores com certeza quer que um iPad se comporte como um Mac, só que é preciso pararmos para pensar se isso não é o equivalente a querer cavalos mais rápidos.

Primeiro, devemos nos perguntar pra que ficar mandando um arquivo de um app para outro. Creio que isso é um sinal de que ou você está com os aplicativos errados, ou está usando o gadget errado — pois uma pessoa habituada com computadores usar um iPad como sua única máquina é algo meio… Como dizer? “Burro”, mesmo com o iCloud e o novo modo PC Free do iOS 5. Eu não me vejo escrevendo uma monografia inteira numa tablet, mas também não vejo sentido em usar um notebook enquanto estou numa fila de banco. Cada aparelho tem sua função.

Publicidade

Daí é preciso pensar também em que direção queremos que a computação siga: ela deve permanecer como estar, ser simplificada ou ganhar mais camadas de abstração e complexidade? Ao não colocar um repositório central de arquivos no iOS, a Apple deu um sinal claro de que quer simplificar — a segurança adicional do sandboxing extremo veio como bônus. Usuários experientes, evidentemente, não querem isso, eles querem a complexidade com a qual já estão adaptados — usar um sistema simplificado é, na verdade, mais difícil para eles. Enquanto isso, para um n00b, até um app como o Dropbox pode ser difícil de usar (essa história de pastas e arquivos parece ser mais difícil de aprender do que mexer um mouse).

Diante disso, quero saber sua opinião: o iOS precisa de um Finder? Note que eu não quero saber se você quer que ele ganhe um Finder (a resposta provavelmente é “sim”, heh), mas se um aplicativo desse tipo é essencial para a Apple continuar vendendo iGadgets aos milhões.

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Samsung quer entrar em acordo com a Apple na disputa australiana

Próx. Post

Apple TV deverá chegar a sete países europeus na próxima terça-feira

Posts Relacionados