Se você perguntar aos consumidores o que eles querem, eles vão dizer “Cavalos mais rápidos”, certo? Certo, e o Boston Consulting Group conseguiu comprovar isso com uma pesquisa sobre preferência de sistemas operacionais em tablets. Quase metade, 42% dos entrevistados nos Estados Unidos disseram que querem o Windows em seus gadgets, enquanto na China o resultado foi melhor ainda para a Microsoft, com 44% de preferência. O iOS veio numa longínqua segunda posição, com 27% nos EUA e 34% na China, enquanto o Android foi o favorito de 20% e 18%, respectivamente.
Qual a explicação para isso? Há quem diga que o Windows 8 é o motor por trás desses sucesso, mas eu apostaria em ignorância pura e simples: as pessoas médias não conhecem outra coisa, passaram a vida toda usando Windows, têm medo do desconhecido e o resultado é esse.
Felizmente, a tendência é que o “Efeito Halo” (que começou com o iPod, estendeu-se ao iPhone e hoje está fruindo no iPad) continue mostrando aos consumidores que o Windows é apenas uma forma de pensar os computadores pessoais — ele não é a única e, pelo menos a meu ver, definitivamente não é a melhor. Se o futuro da computação portátil for um bando de tablets esquizofrênicas que vivem divididas entre dedos e mouses, Deus nos defenda.
[via AllThingsD]