O melhor pedaço da Maçã.

Novo sistema operacional desktop da Apple, o OS X 10.8, já aparece em testes internos realizados pela empresa

Família de Macs rodando o OS X Lion

O OS X Lion chegou em junho trazendo diversas novidades como aplicativos que rodam em tela cheia, o Launchpad, visual mais iOS-like, o Mission Control, diversos novos gestos Multi-Touch, um novo Mail, a função Resume, o Versões (Versions), o Salvar Automaticamente, o AirDrop, entre outras muitas coisas.

Publicidade

Família de Macs rodando o OS X Lion

Ele já está agora na versão 10.7.2 — com alguns problemas, é verdade. Contudo, o novo felino é um sucesso estrondoso, já tendo sido baixado mais de 6 milhões de vezes.

Mas e o próximo sistema operacional da Apple, como ele será? Apesar de não termos uma palavra da empresa sobre a versão 10.8, saiba que a Apple já está trabalhando nele.

Gráfico de uso do OS X 10.8

De acordo com o MacRumors, os primeiros logs de máquinas usando o OS X 10.8 começaram a aparecer em agosto, mas de lá pra cá a coisa acelerou bastante, com o número de visitas a partir do novo felino crescendo ao longo desses últimos meses.

Publicidade

Embora seja fácil falsificar esses registros, eles foram originados de endereços IP da Maçã e de áreas circunvizinhas. Além disso, a localidade deles é consistente com testes internos limitados — a mesma coisa aconteceu com o Lion, em outubro de 2009.

Gráfico de uso do OS X 10.7

Note que a primeira aparição do Lion surgiu quase um ano antes do Developer Preview e quase 20 meses antes do lançamento para o público geral.

Publicidade

Historicamente, os últimos grandes lançamentos de SO da empresa aconteceram em anos ímpares (de dois em dois anos):

  • Mac OS X 10.3 Panther = 2003
  • Mac OS X 10.4 Tiger = 2005
  • Mac OS X 10.5 Leopard = 2007
  • Mac OS X 10.6 Snow Leopard = 2009
  • OS X 10.7 Lion = 2011

Com base neste padrão, podemos esperar que a firma de Cupertino nos mostre como será o novo sistema operacional em 2012, com o seu lançamento público acontecendo em 2013.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica de leitura: Mona Simpson publica belíssimo tributo ao seu irmão, Steve Jobs

Próx. Post

Rumor: Apple poderá trazer AirPlay Mirroring e iMessage para o OS X Lion

Posts Relacionados