O melhor pedaço da Maçã.

iCloud utiliza pasta escondida no Mac OS X para sincronizar arquivos entre múltiplos dispositivos, à la Dropbox

Pasta Mobile Documents do iCloud

Recentemente, destacamos aqui no site a curiosa história da negação que Steve Jobs recebeu ao tentar comprar a Dropbox. Hoje o serviço é bem maior do que era naquela época e continua fazendo grande sucesso entre usuários, principalmente pela sua simplicidade e confiabilidade.

Publicidade

Mas um “recurso” escondido no iCloud pode abrir portas para a Apple de fato oferecer algo semelhante para seus usuários, no futuro.

Pasta Mobile Documents do iCloud

A pasta que você vê acima é a ~/Library/Mobile Documents/ — hoje em dia, no OS X Lion, não visível nativamente. Para chegar a ela, clique no menu Go do Finder, segure a tecla Option e aí sim, selecione Library. Essa biblioteca está hoje escondida, a fim de evitar que usuários não-informados façam besteira.

Publicidade

O que o pessoal do Mac OS X Hints descobriu é que qualquer arquivo colocado nessa pasta é automática e imediatamente sincronizado pelo iCloud com outros Macs do usuário — fazendo inclusive notificações de conflito de versões. É através dela que o iOS também sincroniza documentos do iWork (Pages, Numbers e Keynote) entre iPads e iPhones/iPods touch, mas pelo menos por enquanto fazer isso de forma manual não funciona.

Se você quiser experimentar a coisa, certifique-se apenas de que a opção “Documents & Data” esteja selecionada no painel de preferências do iCloud. Resta saber, agora, se daqui a um tempo a Apple de fato pretende oferecer isso de forma nativa e mais proeminente em seu serviço.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Evernote Peek ganha Smart Covers virtuais e passa a ser compatível com iPads de primeira geração

Próx. Post

Lion Designer permite que o usuário customize vários aspectos da interface do seu sistema operacional

Posts Relacionados