O melhor pedaço da Maçã.

Dragon Dictation para iOS, da Nuance, agora finalmente suporta o português do Brasil [atualizado]

Ícone - Dragon Dictation

Ícone - Dragon DictationEm dezembro de 2009(!), a Nuance Communications lançou o Dragon Dictation para o iOS — seguido, logo depois, pelo Dragon Search. Mais tarde vimos a chegada do Dragon Dictation para Mac e, mais recentemente, o lançamento do Dragon Go!.

Publicidade

O problema é que todos esses tinham uma coisa em comum: não funcionavam no idioma português. O que é bem chato, pois sabemos que as tecnologias da Nuance são usadas pela Apple, na Siri. Mas isso começou a mudar hoje: o Dragon Dictation para iOS agora funciona também no português do Brasil! 😀

Assim como a Siri, o recurso requer uma conexão Wi-Fi ou 3G para funcionar, visto que o processamento da fala é feito nos servidores centrais da Nuance. Se no inglês a coisa já não é perfeita, no português ela é menos ainda — só que ele já ajuda, e muito!

Para que tenham uma ideia da qualidade do sistema, ditei o parágrafo acima para o Dragon Dictation e o colei abaixo, exatamente como ele foi reconhecido:

Publicidade

Assim como Ashlee, vou recurso requer uma conexão Wi-Fi vai ou três Diego para funcionar, visto que por processamento da falar perfeito no servidores centrais da Nuance. Ser inglesa coisa já não é perfeita, no português pela menos ainda — só que ele já ajuda, muito!

O Dragon Dictation em si também recebeu muitas melhorias, de uns tempos para cá. Ele agora é universal — compatível não só com iPhones/iPods touch, mas também com iPads —, teve a sua interface melhorada, já está preparado para o iOS 5 e agora se integra ao Facebook e ao Twitter. Ou seja, tudo o que você ditar nele pode ser encaminhado como SMS, email, copiado ou postado nas redes sociais, com poucos toques.

Dragon Dictation - iPad e iPhone

Segundo informações que recebemos, o Dragon Go! será o próximo a receber suporte para o nosso idioma. E, se a Apple estiver mesmo trabalhando em conjunto com a Nuance (e a sua tecnologia patenteada Dragon NaturallySpeaking), esta novidade já é um forte indicativo de que em breve teremos a Siri funcionando também em português.

Publicidade

O melhor do Dragon Dictation é que ele é totalmente gratuito na App Store [7,2MB; requer o iOS 4.0 ou superior]. Aproveitem! 😉

[dica da Thasia Ferreira e do André Heitor]

Atualização

Fomos informados agora de que o Dragon Search [gratuito; 4,1MB; requer o iOS 4.0 ou superior de iPhones/iPods touch] também já está funcionando em português. Agora só falta o Dictation para Mac e o Go!, é claro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica do dia: descubra aplicativos gratuitos com o AppsGoneFree

Próx. Post

Birra com o iPhone faz a Microsoft perder um colaborador na Suécia

Posts Relacionados