Depois de realizar testes internos, Apple libera iOS 5.0.1 para todos [atualizado 4x]

Depois de dois builds beta e uma liberação interna, a Apple acaba de disponibilizar o iOS 5.0.1 para todos os usuários de iPads (ambas as gerações), iPhones 3GS/4/4S e iPods touch 3G/4G. O novo build é o 9A405.

Banner do iOS 5

De acordo com as notas de liberação, a nova versão corrige um problema de autonomia de bateria, adiciona gestos multi-touch ao iPad de primeira geração, resolve um problema relacionado ao Documents in the Cloud, sana a dor de cabeça provocada pelo “faxineiro”, melhora o reconhecimento de voz do idioma australiano no recurso voz-para-texto (Dictation) da Siri, além de contar com correções de segurança — incluindo a falha que permitia destravar iPads 2 com senha usando uma Smart Cover.

O update já está disponível via iTunes, mas ainda não pintou no sistema de atualização OTA (over-the-air) do iOS 5 — algo que deve ocorrer logo, logo.

Eis os links diretos para download dos IPSWs:

Divirtam-se! ;-)

Atualização

Alguns usuários já estão visualizando a atualização OTA em seus iGadgets.

Atualização II

Este artigo de suporte da Apple detalha todas as correções de segurança do iOS 5.0.1, incluindo uma relacionada com o kernel do sistema — vejam só:

Impact: An application may execute unsigned code

Description: A logic error existed in the mmap system call’s checking of valid flag combinations. This issue may lead to a bypass of codesigning checks. This issue does not affect devices running iOS prior to version 4.3.

CVE-ID

CVE-2011-3442 : Charlie Miller of Accuvant Labs

O grifo é nosso. Sim, Miller foi devidamente expulso do iOS Dev Program mas nem por isso não teve seu reconhecimento pela Apple. A falha crítica de segurança descoberta por ele foi corrigida nesta atualização.

Eis o bug relacionado com as Smart Covers de iPads 2:

Impact: A person with physical access to a locked iPad 2 may be able to access some of the user’s data

Description: When a Smart Cover is opened while iPad 2 is confirming power off in the locked state, the iPad does not request a passcode. This allows some access to the iPad, but data protected by Data Protection is inaccessible and apps cannot be launched.

CVE-ID

CVE-2011-3440

Bacana. :-)

Atualização III

Como de praxe, usuários de aparelhos desbloqueados (unlocked) e/ou com jailbreak *não* devem fazer a atualização, por ora.

Eis os alertas de @MuscleNerd, do iPhone Dev-Team:

[blackbirdpie id=”134699512135553024″]

[blackbirdpie id=”134700785991815168″]

Atualização IV

Reconhecendo que [boa] parte do que fez foi “antiético”, o hacker/especialista em segurança Charlie Miller notificou seus seguidores do Twitter sobre a disponibilidade do update e observou que a publicação da falha pode ter sido benéfica para uma correção mais rápida por parte da Apple.

[blackbirdpie id=”134701434934534144″]

[blackbirdpie id=”134702002927177728″]

De fato. ;-)

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.