Opa! Apple retira jogo que usava sistema de assinaturas da App Store

Logo Big Fish GamesAinda ontem, falamos da desenvolvedora Big Fish Games, que teria recebido luz verde da Apple para usar o sistema de assinaturas nativo da loja — utilizado por publicações (revistas, jornais, etc.) da Banca (Newsstand).

Hoje, a história mudou. John Gruber (do Daring Fireball) já tinha levantado a bola: afinal, será que a Apple permitiria tal mudança sem ao menos fazer um comunicado para os desenvolvedores?

Apesar de não comentar o assunto, a “resposta” da Apple chegou: o jogo em questão, Play Instantly, que foi aprovado pelo time da Maçã na sexta-feira passada (18/11), não está mais disponível na App Store — outros jogos da Big Fish continuam por lá, porém.

De acordo com a Bloomberg, Paul Thelen, fundador da empresa, ainda está tentando um contato com a Apple para entender o porquê da exclusão do aplicativo. “Ele foi oficialmente aprovado”, afirmou Thelen, dizendo ainda que a Apple viu o comunicado de imprensa do jogo antes de sua distribuição, e que a desenvolvedora havia passado várias semanas certificando-se de que o sistema estava de acordo com as diretrizes da App Store.

Independentemente do desfecho do jogo na App Store, a empresa planeja lançá-lo com o sistema de assinaturas na plataforma Android em 2012.

Minha visão sobre o assunto: ou o time de aprovação da App Store marcou outra bobeira, aprovando um aplicativo que vai contra as regras da loja, ou a Apple vai soltar a notícia de que, a partir de agora, será possível utilizar o sistema de assinatura em jogos, reaprovando o jogo. De uma forma ou de outra, a culpa desse episódio parece ser da Maçã.

[via MacNN]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.