Governo brasileiro estuda oferecer para smartphones um benefício fiscal semelhante ao das tablets

Pouco menos de dois meses após a “MP das tablets” ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff, já se fala agora em oferecer um benefício fiscal semelhante para smartphones.

iPhone 4S com a bandeira do Brasil - MacMagazine

Falando hoje ao jornal Brasil Econômico, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a ideia é popularizar os aparelhos a partir de um barateamento de custo para o consumidor final. “Estamos pensando em propor o mesmo benefício que oferecemos para o tablet”, afirmou.

A caracterização de um “smartphone”, segundo a reportagem, seria todo celular com sistema operacional que permite acesso à internet — o que inclui, evidentemente, o iPhone. Se isso for pra frente, os iPhones 4 de 8GB (e possivelmente até iPhones 4S) fabricados em território nacional poderão ter seus preços reduzidos consideravelmente.

Por enquanto, não há nada certo quanto a esse projeto ser de fato efetivado, e a coisa toda está planejada apenas para 2012. Ficaremos ligados no desenrolar do assunto.

[dica do Marcelo P.]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.